quinta-feira, 30 de abril de 2015

Adolescência e Maturidade

O indivíduo deseja ser aceito por todos. Certo? É impossível, claro. Assim, ele se esconde numa multidão qualquer para ser aceito pela maioria.

Robert Plant, na juventude, constatou tal realidade:

"Todos, não importa o quanto eles queiram negar o fato, realmente desejam, no final, serem aceitos pela maioria das pessoas por possuir um talento ou mesmo ser uma mercadoria."*

A necessidade de ser aceito aparece na infância e na adolescência quando o indivíduo participa dos primeiros grupos de amigos.

Na vida adulta, porém, imagina-se que ele não precisará mais dos grupos, terá a sua independência e poderá seguir o seu caminho sozinho. Nem todos conseguem essa maturidade. Mick Jagger, dos Rolling Stones, com 71 anos, continua fazendo a mesma coisa como se fosse um adolescente. Para parecer que o tempo não passou, ele pinta o cabelo, faz plásticas e continua rebolando com o seu grupo em shows pelo mundo. John Lennon, em dezembro de 1980, já ironizava essa situação:

"Veja, estão cumprimentando os Stones por estarem juntos há 112 anos. Viivaaa! Na década de 80, a pergunta é: ´Por que esses caras ainda estão juntos? Não podem se virar sozinhos?”**

Ficar sozinho pode ser um sinal de maturidade, mas não significa que o indivíduo ainda não queira ser aceito pelos outros.

As relações mudam a partir da meia-idade (quando não existe mais a beleza natural da mulher como forma de atrair a atenção dos outros ou, no caso do homem, ele deixa de ser “uma mercadoria valorizada” no mercado).

Na prática, de uma maneira ou de outra, os indivíduos são descartados (rejeitados) pela sociedade. Eles tornam-se, então, invasivos: “querem parecer jovens” para serem aceitos pelos outros. Fazem inúmeras plásticas e criam situações embaraçosas por não aceitarem o óbvio: o tempo passa para todo mundo.

Isso não significa desistir de tudo e ficar em casa vendo televisão. O que não dá é a alienação, é não ter autocrítica, é “acreditar” que realmente teria 20 anos.

© profelipe ™ 26-04-2015

(*) “I mean everybody, no matter how much they want to deny the fact, really wants, in the end, to be accepted by the majority of people for being either a talent or a commodity.” Robert Plant, Brian Ash Interview with Led Zeppelin, BBCTV Nationwide, September 16, 1970.
(**) John Lennon e Yoko Ono. As 30 melhores entrevistas de Playboy.SP: Editora Abril, 2000, p. 303.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.