Um agente do FBI disse que ninguém nasce psicopata. Os traumas sofridos na infância deveriam o perfil do indivíduo. Trata-se de um perspectiva freudiana. Entretanto, as afirmações do agente são feitas a partir de várias experiências nos Estados Unidos.
Como colocar um psicopata na prisão? Primeiro, é necessário admitir que o psicopata é um pessoa inteligente. Faz planos. Nada acontece ao acaso.
Segundo, o foco do psicopata, a partir do seu passado, é a repetição de uma fantasia. Existiria um "gatilho" que detonaria todo o processo da fantasia. Ela funcionaria como "um CD em seu cérebro". Entretanto, a fantasia nunca seria completa. Por isso é necessário a repetição. Isso significa que o psicopata estará sempre caçando novas vítimas.
Portanto, em terceiro lugar, seria importante admitir que nunca seria possível controlar a mente de um psicopata.
A teoria é razoável mas ela é feita por um policial que quer respostas práticas. As relações humanas são complexas. Não seria possível definir tudo a partir de uma teoria de causa e efeito.
Contudo, pensar como o agente do FBI seria admitir que todo machista teria uma perspectiva de um psicopata: a infância, a fantasia, a repetição e a busca por novas vítimas. Nada mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.