Muitas pensam fazem qualquer coisa para não enfrentar a rotina de trabalhar todo dia das 8 até 18 horas. É razoável. Afinal, não é nada mal receber um bom salário e ainda poder ir ao clube ou ao cinema numa tarde durante a semana.
Entretanto, existe um tipo de indivíduo que precisa desse tipo de trabalho. Ele não sabe lidar com o ócio. Ele tem medo de si. Ele precisa ficar ocupado o tempo inteiro (com tarefas criadas pelos outros) para não pensar na própria vida. Sêneca tratou deste processo:
“Vagam sem propósitos, buscando não as ocupações a que se propuseram, mas sim aquelas com que deparam ao acaso. A caminhada lhes é irrefletida e vã, como a das formigas que trepam pelas árvores e, depois de subir ao mais alto topo, descem vazias à terra.” (Sêneca, Sobre a tranquilidade da alma, p. 57)
Em outras palavras, fugir de si não resolve. Ficar ocupado com futilidades pode parecer a solução num momento, mas a noite sempre chega e com ela vem a insônia e todos os problemas que as pessoa evitou durante o dia (e mesmo durante a vida).
Felipe. 28-10-2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.