Quando eu era adolescente, costumava ver a série dos Monkees na TV.
Tratava-se de um grupo criado pela indústria cultural para aproveitar o
sucesso de bandas como os Beatles.
The Monkees era uma cópia dos rapazes de Liverpool. O simulacro ainda ganhou "vida" em discos e shows.
O pior foi que, na época, o Jimi Hendrix foi escalado para abrir os
shows dos garotos. Como isso seria possível? Seria algo como o AC/DC ou o
Megadeth abrir um show para grupos como New Kids on The Block ou
Backstreet Boys... Certamente o empresário de Hendrix deve ter achado
que daria certo. Não deu. Em 29 de julho de 1967, saiu a notícia no New
Music Express:
"Problemão com as garotinhas. Hendrix ligou para o
NME para dizer que deixou a tour dos Monkees nos Estados Unidos. (...)
Ele disse que os pais das jovens fãs dos Monkees o acusavam de ser
vulgar."
Certamente você já ouviu falar de Jimi Hendrix e sabe a
sua importância na história do rock. E os Monkees? Foi uma moda
passageira como seriam os outros grupos criados pela indústria
fonográfica, como Menudo, Bros (sucesso só na Europa), New Kids on The
Block, Backstreet Boys, entre tantos outros.
Uma vez, vi um show
de um grupo de mulheres, Go Go's, que eram acusadas de não tocar os
próprios instrumentos. No show, atrás da meninas, dava para ver os
verdadeiros músicos fazendo o trabalho. Isso foi em 1985. Atualmente, é
comum cantores, cantoras e grupos que tocam "playback" em shows que
deveriam ser ao vivo. Britney Spears não é a única. Patético.
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