segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

QUEM ENGANA QUEM ²



O otário é a “pessoa que é enganada com facilidade.” * Ou seja, ser enganado significa ser otário, o que serve para quem vive na ilusão ou cria fantasias de si e dos outros.

Imagine uma pessoa que casa com uma mulher virgem e após cinco anos de casamento, supostos prazeres e filhos, essa pessoa descobre que a sua esposa seria incapaz de ter orgasmo ou prazer sexual com o outro. O divórcio não resolve o fato de ter vivido e acreditado em algo que não existia durante tanto tempo. Essa pessoa foi enganada.

“É fácil enganar quem quer ser enganado”, diria Maquiavel. Enganar alguém pode parecer divertido. Mas existe a perspectiva do outro lado: ser otário não é bom. Um samba antigo do Luiz Ayrão dizia: “se ela faz com ele, vai fazer comigo. E vai fazer comigo exatamente igual.” É isso.

Quem engana, de certa forma, deixa de ser civilizado. O excesso de egoísmo e a falta de interação com o outro revelam, na prática, fragilidades do ser humano.

Em outras palavras, seria como se tal indivíduo não tivesse evoluído e permanecesse selvagem. Uma palavra, utilizada na sociedade, pode ser associada a este tipo de comportamento: barbárie.

(*) Ver: http://www.dicio.com.br/otario/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.