segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PODER E CRISE

As pessoas percebem nos outros (nunca nelas mesmas) o óbvio: todos envelhecem... e rápido. Poucos admitem. Raros assumem realmente.
Para garantir o “visual da temporada” vale qualquer coisa para homens e mulheres: botox, anabolizantes, cirurgias plásticas... Existem inúmeros truques para disfarçar a aparência tanto no mundo real como na “realidade virtual” (photoshop, etc). Um exemplo claro desta problemática seria o Mick Jagger,o  vocalista dos Rolling Stones.
O envelhecimento, por mais que falem em igualdade, ocorre de maneira diferente para o homem e a mulher. Desde a adolescência, o poder feminino vem da aparência. Neste período, a garota tende a acreditar que aquela sedução acontecerá para sempre. Não vai.
Muitas querem só “curtir” desde cedo e se recusam a “namorar sério”. Outras acreditam que seria possível “curtir” e “namorar sério” ao mesmo tempo. De fato, quando “engatam” um namoro, esquecem as amigas, “se fecham” nos relacionamentos e o que antes era rir, dançar, beber... torna-se rapidamente em programas de rodízios em churrascarias e pizzarias em pleno sábado.  No domingo vem o pior: almoçar na casa da sogra, dormir durante aquela tarde quente e ir ao cinema quando a noite chega e... pronto, o final de semana acabou.
Piora, claro. Algumas namoram durante longos anos no que representaria o auge de sua juventude, beleza e sedução – entre os 15 e os 25 anos. Depois de tanto tempo, o tédio piora, o casamento não chega e o namoro acaba. Assim, quando procuram as amigas e “o tempo perdido”, é óbvio, percebem que muita coisa mudou. A tal dignidade a impede de reatar o namoro e quanto mais o tempo passa o “ex” vira somente um fantasma que torna-se motivo das lamentações e choros nas madrugadas.
Essas garotas querem algo que não existe mais. Sentem saudades do tempo em que quando passavam, em pleno verão, numa praia ou mesmo piscina, transformavam-se automaticamente no centro das atenções. Percebem que foram substituídas. Os homens (de todas as idades) não conseguem desviar o olhar das... “outras”.
As crises começam e não param mais. Insônia. Neurose com a balança (a geladeira é a grande “amiga da madrugada”). Rejeição. Frustração.
E com os homens? Acontece algo parecido. Entretanto, esse processo começa só algumas décadas depois.
As mulheres, sem dúvida, amadurecem antes. Os homens, aparentemente, para o imaginário social, envelhecem posteriormente.
É justo? Não sei. As certezas tanto para um como para o outro sexo seriam as crises e o ponto final, o “descanso eterno”, a velha senhora – que muitos dizem evitar mas, no fundo, a desejam - a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.