domingo, 18 de maio de 2014

ISCAS, PRAZER & CRÍTICA


No dia do show do Mudhoney, cheguei cedo e fiquei na área de fumantes até liberar a entrada para poder ver os shows (o outro grupo era o Leave Me Out).
Ali, experimentei uma bebida, de graça, servida num copinho por duas belas garotas. Associei tal passagem a uma fala do Toscani:
“(...) enquanto beldades decotadas, de saias curtas, ficam zanzando ali sem dizer mais do que três palavras, como nos anúncios.” (A publicidade é um cadáver que sorri, p. 169)
A estratégia, portanto, é antiga e é usada em eventos ou em shows de televisão. As garotas apareceriam como “iscas” no sentido de chamar a atenção. Depois, aparecia a bebida de graça (isca número 2). Assim, o indivíduo conhecia a bebida (neste caso, era Jägermeister”) e ainda a associava ao momento, quando foi abordado pelas duas mulheres.
Nada contra. Gostei da Jägermeister” (era a minha primeira vez mesmo) e as meninas eram muito bonitas. Essa sensação agradável, porém, não foi suficiente para me colocar só na posição de um objeto alienado que deveria beber apenas aquela bebida (tanto que, durante o show, bebi cerveja). Em outras palavras, no mundo da publicidade, existem cores, fantasias e “promessas” que nunca são cumpridas. Não existe novidade nisto. Penso... Será que seria possível apresentar algo realmente novo ainda vinculado ao modo de produção capitalista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.