quinta-feira, 7 de agosto de 2014

RIVOTRIL E ÁLCOOL (ou “Stairway To Heaven” ou ainda “Highway To Hell”)


A minha médica recomendou, quando receitou o Rivotril pela primeira vez, que não podia misturar o remédio com o álcool. Fiz isso durante anos. Quando você está em uma crise séria de depressão (e não gosta sofrer), você segue corretamente as orientações médicas.
Eu não gosto de dor e não tenho perfil psicológico para extremos como sádico ou masoquista. Sobraria admitir (o que eu mais detesto): eu seria uma pessoa normal. Entretanto, as coisas nunca são simples.
Álcool não combina com depressão. É verdade. Eu bebo cerveja e tenho um histórico de depressão. Não tenho ressaca “moral” faz tempo. Isso não existe para mim.
Sóbrio ou não, penso antes de fazer algo e se optei por fazer, faço e pronto. A vida é curta demais para arrependimentos (e longa demais para quem tem autocrítica e analisa bastante as coisas, procurando ir além da aparência e do imediato).
Assim como acredito que o álcool “potencializa” os efeitos do Rivotril (o que é bom), ele também, em excesso, pode causar o que eu chamaria de ressaca “depressiva”. Não é tristeza, nem arrependimento ou algo como ressaca “moral”.
A ressaca “depressiva” acontece quando você experimenta o péssimo sentimento vivido numa crise de depressão que pode levá-lo ao suicídio. Não é só uma ressaca. Não é uma crise de depressão.
Entretanto, não é nem um pouco agradável sentir (mesmo que por uma manhã ou uma tarde) aquela “coisa” da depressão. Uma boa dose de Rivotril ajuda num momento como este (por isso, aliás, sou contra aqueles que “matam o efeito do remédio” por causa da vulgarização - excesso – do uso).
Em suma, vejo o Rivotril como um plano B. Ele é necessário (é muito bom saber que ele existe). Quanto ao álcool, com a lei seca, tive duas opções: parar de dirigir ou parar de beber. Parei de dirigir. Não bebo sempre nem todo dia. Não nego que gosto de saborear uma cerveja principalmente no verão. Quando bebo, diferente de muitas pessoas, evito ficar “tonto”. Bebo pelo prazer de beber e não para esquecer algo ou fugir da realidade. O problema com o álcool é o autocontrole. Falar é diferente de fazer. Prometer que terá autocontrole da próxima vez significaria um passo para o alcoolismo mesmo.
O que fazer?
Em primeiro lugar, nada de promessas...
Segunda dica: a pessoa deve fazer o que gosta aqui e agora: gosta de beber, beba; gosta de fumar, fume. Existem consequências, claro. Mas elas ocorrem tanto para aqueles que não são considerados “santos” como com para aqueles defendem os princípios do “politicamente correto”.  
Em terceiro lugar e o mais importante: seja feliz e viva intensamente o seu prazer aqui e agora.

© profelipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.