domingo, 26 de fevereiro de 2012

PROZAC, ZOLOFT & DESEJO SEXUAL

Quem tem depressão e está em crise, vai ao médico e é comum o paciente ser orientado a tomar regularmente medicamentos como Prozac ou Zoloft. O que normalmente o médico não diz no momento - o paciente nem estaria interessado pois o objetivo seria se livrar da depressão - é que um dos efeitos colaterais dos anti-depressivos atingiria a sexualidade. 
Existe o bem estar proporcionado, por exemplo, pela "pílula da felicidade", o Prozac, mas, ao mesmo tempo, haveria um desinteresse quanto ao sexo. Esse tema é discutido num dos episódios da série "Sex and The City".
No que diz respeito ao Zoloft, ele também traz o bem estar mas dificulta a ejaculação durante uma relação sexual. Alguns homens sempre tiveram pânico da ejaculação precoce e, portanto, de decepcionar as suas parceiras. O Zoloft resolve esse problema. 
A questão é que o controle é definido pelo medicamento e não pela mente do homem - como defende, por exemplo, o Taoísmo - e isso faz toda a diferença. Na prática, significa que o homem em 20 relações sexuais, ele teria ejaculação em uma e não seria ele, racionalmente, que decidiria qual e nem o momento do gozo.
Em relação ao Taoísmo, Jacques Lacan apresenta uma análise interessante:
"No taoísmo, por exemplo – vocês não sabem o que é isto, muito poucos sabem, mas eu, eu o pratiquei, pratiquei os textos é claro – o exemplo patente na prática mesma do sexo. É preciso reter a esporra, para ficar bem.” (Lacan, Mais, Ainda, p. 156-157)
Ou seja, enquanto nos animais a ereção e o gozo são a realização de um instinto natural, nos seres humanos, o processo civilizatório possibilita uma leitura que não se restringe à natureza, o que pode levar, como aparece na citação de Lacan, a “reter a esporra, para ficar bem.”
De fato, o "Taoísmo defende o 'deixa-estar' ['let-it-be'] (...) e um estilo de vida caracterizado (...) pelo cultivo da tranqüilidade." [Charles Guignon (ed.) The Good Life] O oposto disto seria a ansiedade que no sexo pode ser traduzida, entre outras coisas, na ejaculação precoce.
Em suma, como sempre, não existe uma solução mágica que resolve tudo. Cabe aos indivíduos fazer as suas escolhas e saber lidar com as conseqüências. Isso é o óbvio, claro, mas parece que é assim mesmo que as coisas funcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.