sábado, 6 de agosto de 2011

MACHO & FÊMEA /\ \/ : SÍMBOLOS E O ACESSO AO CONHECIMENTO

Existem informações que são transmitidas a cada geração pelo código genético.


Com símbolosdesenhos e letras, o homem conseguiu repassar, aos outros, aquele conhecimento adquirido na prática.


Em outras palavras, o acesso a uma teoria (uma história) melhorava a prática cotidiana do indivíduo.


O escritor Dan Brown explicou, nos DVDs de "DaVinci Code", que a idéia do livro veio do seu interesse pelas sociedades secretas (inclusive por seus símbolos) que foram criadas ao longo da história da humanidade. No próprio filme, aparece um debate interessante (no original, em inglês, se necessário, utilize o tradutor do Google):


"The pagans found transcendence through the joining of male to female. In paganism, women were worshiped as a route to heaven, but the modern Church has a monopoly on that... in salvation through Jesus Christ. And he who keeps the keys to heaven rules the world. Women, then, are a huge threat to the Church. The Catholic Inquisition soon publishes what may be the most blood-soaked book in human history. The Malles Maleficarum. The Witches' Hammer. It instructed the clergy on how to locate, torture and kill all freethinking women. In three centuries of witch hunts, 50.000 women are captured, burned alive at the stake."


Os símbolos dos pagãos para o macho /\ e para a fêmea \/ estariam associados as anatomias dos corpos, assim como os animais do zodíaco seriam inspirados pelas constelações. No documentário "Zeitgeist", é defendida a hipótese de que a cruz seria um símbolo pagão antes de aparecer como representação do cristianismo.


O que existe em comum nestas teorias? Primeiro, há a necessidade de identificar padrões que facilitam o cotidiano do homem - como, por exemplo, as estações do ano. Segundo, a transmissão do conhecimento seria necessária e para isso seriam utilizados recursos como os símbolos,  os desenhos e  as letras. Terceiro, para resolver algo no presente, seria importante conhecer o passado, evitando, assim, cometer os mesmos erros dos outros. Finalmente, em quarto lugar, sobretudo nas teorias religiosas, existe a preocupação de garantir o que aconteceria no futuro. Por exemplo, seguindo normas no presente, a pessoa garantiria um lugar no céu ("heaven") no futuro.


A questão não é saber qual teoria estaria certa. O importante é reconhecer que o acesso ao conhecimento melhora a vida do indivíduo. Com diz um personagem do filme"DaVinci Code""ninguém odeia 'a' história... as pessoas evitam saber sobre o próprio passado."  "Nobody hates history. They hate their own histories." )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.