terça-feira, 24 de abril de 2012

Dúvidas e Respostas


A vida poder ser divertida. Mas, se for pensar seriamente, estar num lugar sem saber por que, não compreender a sua origem e não saber o que acontecerá após a sua morte, parece mais uma punição do que um prêmio.


O homem é condenado a existir e, ao mesmo tempo, não suporta a ideia de não existir (como se tivesse exisitdo desde sempre).


Freud já dizia:


"É possível (...) que a morte em si não seja uma necessidade biológica. Talvez os homens morram porque queiram morrer." (A arte da entrevista, p. 91)


O indivíduo não é criador de si mesmo. Isso não significa que a resposta estaria em alguma religião e, muito menos, se exisitira uma resposta. "A religião é o ópio do povo." Marx estava certo.


Jean-Paul Sartre lembrava ainda que "mesmo se Deus existisse, nada mudaria. (...) é necessário que o homem se encontre e se convença que nada pode salvá-lo dele mesmo."


Qualquer construção racional de uma resposta é destruída pela irracionalidade da emoção. Ela, a emoção, "explode" qualquer perspectiva de estabilidade, de segurança e de certeza.


Como conviver com tantas dúvidas e sem respostas? O indivíduo é "jogado" no mundo exatamente com essa mensagem: "se vira, essa é a sua condenação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.