terça-feira, 12 de março de 2013

MELHORAR

O excesso é um erro. É óbvio. A pessoa, principalmente depois dos 30 anos, começa a lidar com o estresse. Talvez o primeiro sinal seja a insônia.
As cobranças aumentam. As coisas, emocionalmente, pioram. Tomar vários remédios torna-se comum.
Chega, finalmente, o momento que todos evitam: ir ao psiquiatra - que até então era considerado médico de louco - e iniciar a fase com antidepressivos.
Ruim? Complicado é olhar para o lado e ver gente da mesma idade sofrendo com AVC ou ataque cardíaco. Alguns precisam ainda de psicoterapia.
Sempre pode piorar, mas essa não é a questão. O problema é quando a pessoa não quer melhorar.
Isso não significa suicídio ou algo parecido. A pessoa até aceita viver. O fundamental, para ela, é que não faz mais tanta diferença estar vivo ou não. Se ela gosta de fumar, por que deveria parar? Faz o que gosta na medida em que a morte é a certeza.
Isso, porém, incomoda os familiares e os amigos. Afinal, como lidar com a perda de uma pessoa querida?
Esse sentimento pode ser verdadeiro, mas o que realmente preocupa, talvez de maneira inconsciente, é ter com conviver,a partir da perda, com a ausência e a culpa.
Pode parecer estranho. Entretanto, os familiares e os amigos estão mais preocupados em como vão ficar depois da morte do amigo do que se ele queria continuar ou não nesta vida.
Trata-se de um ato egoísta no qual a pessoa amada representaria apenas um objeto numa fantasia de plena felicidade que os familiares e os amigos criam para si mesmos e para os outros.
Triste? Nada. É só uma forma alienada de lidar com problemas da realidade.
Certamente esse é apenas um ponto de vista. Nem todas as pessoas são alienadas ou falsas quanto ao sentimento do amor.
Para essas que vivem intensamente com a pessoa amada, restam a dor da perda e o respeito por alguém que mais do que modelo serviu de razão para acreditar na vida, na ética, no respeito, na solidariedade e no verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.