quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CRISE E CAUSA

Quando uma pessoa entra em crise, muitas vezes, ela procura um culpado. Nem sempre funciona. A grande pergunta neste momento deve ser: qual foi a causa? Alguns não gostam de pensar o próprio passado... mas existe outra alternativa? A origem do mal-estar do presente está no passado, algumas vezes, até na infância.

Experiências desagradáveis produzem recalques, que geram resistências internas em admiti-los. Eles são, assim, retirados da consciência, do lado racional, e escondidos no inconsciente. Certamente não seria possível acreditar que eles simplesmente desapareceriam. Viveu algo... Ficou gravado em sua mente.

A alienação começa quando a pessoa tenta fugir do passado desagradável. Não dá. Aqueles traumas escondidos voltam a perturbar no presente: primeiro, com processos como insônia, falta de apetite, desinteresse sexual e marcas no corpo; depois, pode ficar sério pois os riscos são: ataque cardíaco, AVC, loucura ou suicídio.

Para evitar tais situações, é necessário admitir a crise. É importante parar de se enganar e identificar a origem dela. Problematizar pode não trazer uma resposta imediata, mas saber a causa do problema representa um avanço na história do indivíduo. Ele começa a ficar mais a vontade com o seu passado e isso melhora o presente, o seu cotidiano.

Os pesadelos não param. Quem se importa? O fundamental é dormir e, claro, saber o significado dos sonhos. A pessoa, afinal, passa um terço da vida dormindo e não seria razoável desprezar as mensagens que são emitidas do sono, mesmo que, aparentemente, elas pareçam bizarras e sem sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.