quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fim da Playboy Brasileira

A revista Playboy foi criada por Hugh Hefner na década de 1950 (nos Estados Unidos). A revista foi reproduzida em outros países, inclusive o Brasil.

A edição da Playboy brasileira (após 40 anos) será encerrada agora em dezembro de 2015.*

A revista foi criada no país na época da ditadura militar. Havia censura. "Playboy" não podia aparecer como o nome da publicação e, inicialmente, a revista foi vendida com o nome de “Homem”. Outro problema da censura foi que não poderia mostrar nu frontal. Mesmo com tudo isso, a revista foi um sucesso.

Acompanhei algumas edições da revista com esse título (“Homem”) e depois tornei-me um comprador quando ela já usava o nome de Playboy.

Era uma revista interessante, não só pelas fotos com belas mulheres, mas também havia a famosa entrevista e ainda alguns artigos interessantes.

Entretanto, com o fim da ditadura, a democratização da sociedade brasileira e sua inserção cada mais maior na economia internacional, o interesse pela revista diminuiu.

Após décadas, muita coisa havia mudado no comportamento das pessoas, especialmente das mulheres. O modelo de mulher da Playboy parecia não servir mais. Escrevi um texto sobre tal mudança:

. A Decadência do Padrão "Playboy" de Beleza. http://flertar.blogspot.com.br/2011/11/decadencia-do-padrao-playboy-de-beleza.html


Eu não imaginava, porém, que um dia a Playboy brasileira deixaria de ser publicada; nem imaginava que eu deixaria de comprar regularmente a revista antes disto (parei de comprar a Playboy em julho de 2010).

Em suma... As mudanças acontecem (especialmente se for considerado um período de décadas)... Mesmo assim, não dá para deixar de considerar que chega ao fim uma revista publicada no Brasil que teve um papel importante na representação do imaginário masculino nacional.

 © profelipe ™ 19-11-2015


(*) Fernando Scheller. Editora Abril deixará de publicar Playboy. Estado de São Paulo, 19-11-2015. http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,editora-abril-nao-vai-mais-publicar-a-revista-playboy,10000002459

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.