terça-feira, 3 de novembro de 2015

Isolamento²³

Algumas pessoas esforçam-se bastante no sentido de aparecer, basta ver a disputa para participar de qualquer “reality show”, especialmente o BBB.
Ser famoso torna-se sinônimo de ser reconhecido. A existência destas pessoas depende do reconhecimento dos outros. Deve ser difícil.
Há, porém, algo pior do que isso: o ex-famoso. Existem inúmeros casos de exs que não aceitam o anonimato e entram em depressão profunda ou ficam loucos ou suicidam.
O oposto deste processo já não é muito comum. Uma minoria busca o isolamento. Greta Garbo talvez seja o melhor exemplo aqui.
Jimmy Page, do Led Zeppelin, tentou explicar o que para a maioria seria difícil compreender:
“O meu primeiro isolamento provavelmente teve muito a ver com o que me transformei na vida adulta: um solitário. Muitas pessoas não suportam ficar sozinhas. Elas sentem medo. O isolamento não me incomoda de forma alguma. Ele me dá uma certa segurança.”
O uso da palavra “segurança” parece adequado, afinal, deve ser insuportável precisar agradar a todos o tempo inteiro. Deve ser triste necessitar ficar escondido no meio de alguma multidão e fingir que gosta do que a maioria aprova. Pode ser que a pessoa nem tenha que fingir, o que seria pior, claro, porque confirmaria a sua alienação e a sua satisfação com as banalidades, as superficialidades e os imediatismos do cotidiano.
© profelipe ™ 03-11-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.