sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MÚSICOS E BELAS MULHERES

A indústria cultural, após as duas grandes guerras mundiais, tornou-se algo fundamental para o capitalismo. Rádio, cinema, televisão, música... A mulher seria admirada como objeto de desejo e associada, na publicidade, com a venda de produtos. 
Após a invenção da pílula anticoncepcional nos anos 1950 e a partir da sua comercialização na década de 1960,  a mulher deixou de ser apenas um objeto e passou a ser sujeito, reivindicando, em movimentos, a igualdade de direitos com os homens.
A criação da Playboy em 1953, com a Marilyn Monroe na capa, representaria um marco na produção da mulher como objeto de desejo. Os filmes de Hollywood serviriam para reforçar o mito do que seria uma bela mulher. A construção dessa imagem mudaria ao longo das décadas seguintes.
Como sabemos, a Geração Beat e a invenção do rock n' roll seriam fundamentais para os movimentos de libertação que aconteceriam nos 1960. 
"Sexo, Drogas & Rock & Roll" seria a síntese de um período histórico, com o movimento hippie e o sucesso de bandas inglesas como os Beatles e os Rolling Stones
Nessa época, os músicos de rock namoravam com as modelos - que não eram famosas e nem milionárias com as supermodelos da década de 1980 - e com as admiradoras que os seguiam por todos os lugares. Essas admiradores seriam rotuladas de "groupies".
As modelos se consideravam diferentes das "groupies". A famosa modelo nos anos 1970, Jerry Hall, que foi noiva de Brian Ferry e depois casou com Mick Jagger, uma vez disse: "eu sou um pouco 'groupie'." Como negar?
O fato é que as estrelas do rock casavam, namoravam ou ficavam, algumas vezes, ao mesmo tempo, com essas mulheres. Jimmy Page teve um caso com Krissy Wood, esposa do guitarrista dos Rolling Stones, sem que isso abalasse a amizade dos dois. No período, Ron Wood ficou com a amante de Page, Bebe Buell, que, em seguida, ficaria grávida de Steven Tyler. 
Anita Pallenberg se envolveu, em épocas diferentes, com Brian Jones, Mick Jagger e Keith Richards dos Stones. Cyrinda Foxe, que seria esposa de Steven Tyler, antes teve casos ou namorou com David Johnasen, Iggy Pop e mesmo Joe Perry. Jimmy Page casaria com Charlotte Martin, que havia ficado com Eric Clapton e George Harrison.
Pamela Des Barres nunca se apresentou como modelo. Era "groupie" e pronto. Fazia parte de uma turma chamada GTOs. Eram garotas fanáticas por música e pelos músicos. Ela teve casos com Robert Plant, Jimmy Page, Mick Jagger, Keith Moon, Jim Morrison, entre outros. Posteriormente, ela escreveu livros sobre as experiências como 'groupie".
Em resumo, os "rockstars" gostavam de belas mulheres. Muitos diziam que aprenderam a tocar guitarra e formaram bandas para poder ficar com as garotas. Mito ou realidade, o fato é que muitos músicos tornaram-se famosos e milionários e realizaram os sonhos dos fãs  - como objetos ou sujeitos, pouca importava - participando da vida de lindas garotas, podendo ser, claro, famosas modelos ou "groupies".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.