sábado, 30 de agosto de 2014

FLERTAR COM O PODER: PT & PSDB


Parece (pelos trechos divulgados na internet) que foi interessante a Aula Magna da Profa. Dra. Marilena Chaui na USP.
Ela sempre foi bastante inteligente e irônica. Já ouvi quem foi aluno dela acrescentar que ela seria muito autoritária também.
De qualquer maneira, como intelectual, ela tem errado - na sua defesa da prática governamental petista – ao falar só dos erros do PSDB.
Não foi diferente na Aula Magna:
“ ‘A metamorfose da universidade pública em organização tem sido o escopo principal do governo do Estado de São Paulo’, denunciou Marilena. Ela argumentou que a reforma do Estado adotada pelo governo FHC (1995-2002) e efetivada pelos governos estaduais do PSDB, particularmente o de São Paulo, pautaram-se pela articulação com o ideario neoliberal (Estado mínimo, privatização dos direitos sociais) e, no caso do ensino superior, realizaram a agenda de mudanças preconizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a reestruturação das universidades da América Latina e Caribe, em 1996, e baseada na redução das dotações orçamentárias públicas às instituições de ensino superior.”*
O problema não é discordar deste discurso. O que chama a atenção é a omissão quanto ao discurso (e prática) dos presidentes Lula e Dilma quanto ao ensino superior no país.
A metralhadora verbal que Marilena Chaui utiliza contra o PSDB seria adequada e esclarecedora também para avaliar a trajetória da prática petista tanto quanto ao papel da universidade pública no país como (e principalmente) a omissão em relação aos empresários do setor privado, que, desde 2007, “oPTaram” pela demissão em massa dos professores doutores de suas instituições, comprometendo qualquer possibilidade séria de ensino e pesquisa nestas instituições.

29-08-2014

(*) http://www.adusp.org.br/index.php/campanha-salarial-2014cs/2076-aula-magna-de-marilena-chaui-desvenda-universidade-operacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.