quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Avião da Germanwings

Morreram 150 pessoas num acidente de avião. A causa, porém, chocou o mundo:

“O homem suspeito de deliberadamente bater um avião A320 Germanwings nos Alpes franceses necessitara de tratamento para a depressão.”*

Se ele, Andreas Lubitz, teve uma séria crise de depressão em 2009 e ainda fazia tratamento, caberia uma pergunta: como conseguia pilotar?

Aqui entra a responsabilidade daqueles que definem a ideologia aceita na sociedade.

Qualquer um sabe que a depressão é uma doença grave e é a principal causa de suicídio no mundo. Entretanto, existe bastante preconceito com a doença. Dizem que ela não existe, que seria “frescura de rico” ou de quem não gostaria de estudar e trabalhar.

A pessoa que sofre da doença é capaz de estudar, trabalhar e levar uma vida normal como qualquer pessoa. Bastaria ter um acompanhamento médico como acontece com qualquer doença.

Mas, apesar disto, o que prevalece (na sociedade), é a visão preconceituosa, o que leva o indivíduo a esconder a doença para não ser marginalizado pelos familiares, amigos ou colegas de escola ou de trabalho. Talvez este tenha sido o caso de Andreas Lubitz:

“A possibilidade de que Lubitz pode ter escondido sua condição - uma tarefa que poderia ter sido facilitada por leis de privacidade médica na Alemanha - pode ajudar a explicar como ele passou no seu programa de treinamento de voo.”**

O que aconteceu com o avião da Germanwings foi uma tragédia. Se a responsabilidade foi de Lubitz, não há como defende-lo pois no ato do seu suicídio, claro, envolveu dezenas de pessoas que nem imaginavam o risco que corriam.

Não foi algo inédito. Eis alguns exemplos:

 “29 de novembro de 2013: Um voo entre Moçambique e Angola caiu na Namíbia, matando 33 pessoas. Os resultados das investigações iniciais sugerem que o acidente foi deliberadamente efetuado pelo capitão logo após o primeiro-oficial (também conhecido como o co-piloto) ter deixado a cabine de comando.
31 de outubro de 1999: Um Boeing 767 da EgyptAir entrou em uma descida rápida de 30 minutos após decolar de Nova York, matando 217 pessoas. Uma investigação sugeriu que o acidente foi causado deliberadamente pelo primeiro oficial, mas as provas não foram conclusivas.
19 dezembro de 1997: Mais de 100 pessoas morreram quando um Boeing 737 caiu na viagem da Indonésia para Cingapura. O piloto - que sofria de "múltiplas dificuldades relacionadas com o trabalho" – foi o suspeito de desligar os registradores de voo e intencionalmente direcionar o avião em um mergulho.”*

Não adianta somente rever as normas da aviação para que os voos sejam mais seguros. É necessário também, como foi o caso do avião da Germanwings, repensar os preconceitos da sociedade e as consequências que podem ocorrer.

© profelipe ™  29-03-2015

 (*) http://www.bbc.com/news/world-europe-32081681
(**) http://www.washingtonpost.com/…/b1818c48-d40b-11e4-8b1e-274…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.