terça-feira, 12 de abril de 2016

“Stairway To Heaven”

Não é a primeira vez que o Led Zeppelin tem problema com direitos autorais. Aconteceu, por exemplo, com “Whole Lotta Love” – a solução, aqui, foi incluir o nome de Willie Dixion como um dos compositores da canção. Em 1990, Robert Plant falou sobre o tema:
"'Whole Lotta Love' representou um avanço no rock 'n' roll. Se as letras não tivessem sido roubadas, a música não seria menor por isso. O erro foi não dar os créditos ao Dixon.
O ‘riff’ do Page sempre foi ‘riff’ original dele. A composição do Page estava lá antes de qualquer outra coisa. Eu apenas pensei, [diante da música do Page], 'Bem, o que eu vou cantar?’ Foi isso. (...) Bem, você só é pego quando você faz sucesso. Esse é o jogo." (Musician, Junho de 1990, p. 47)
O processo de “Stairway To Heaven” é diferente. A acusação é contra o uso da música (portanto, não é sobre o plágio das letras). Essa é a área do Jimmy Page. Mesmo assim, os dois compositores do Led Zeppelin responderão ao processo que foi encaminhado nos Estados Unidos. Haveria similaridades entre o início de “Stairway To Heaven” (1971) e a música “Taurus” do Spirit (1967) - isso, aliás, é verdade, bastaria ouvir os trechos das duas canções.
“Jimmy Page teria ‘se inspirado’ para escrever ‘Stairway to Heaven’ do Led Zeppelin após ouvir Spirit tocar ‘Taurus’ enquanto as bandas faziam uma turnê juntas em 1968 e 1969. Entretanto, [Randy] Wolfe [do Spirit] nunca ganhou crédito por sua criação.” (The Guardian, April 12, 2016)*
A ação judicial seria para resolver tal erro. Os representantes do Led Zeppelin, por outro lado, afirmam que:
“(...) Wolfe era um compositor de aluguel que não havia reivindicado coisa alguma quanto a canção e seus acordes eram tão clichês que não mereciam proteção quanto aos direitos autorais.” (The Guardian, April 12, 2016)*
De acordo com The Guardian, Randy Wolfe havia dado uma entrevista em que reclamava a falta de reconhecimento do uso de seus acordes em “Stairway to Heaven”. Ele havia feito isso antes de morrer em 1997.
Provavelmente, como em “Whole Lotta Love”, o Led Zeppelin perderá a causa e o nome de Randy Wolfe constará nos créditos de “Stairway To Heaven.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.