quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ALGUMAS CONDIÇÕES PARA O SUICÍDIO


Ninguém nasce, conscientemente, com a intenção de suicidar. Se a depressão está na genética da pessoa, provavelmente o mesmo ocorre com a predisposição ao suicídio. Entretanto, nesse último caso, a questão é mais complexa. Em outras palavras, dificilmente um único fator define a morte do indivíduo.
Existem condições que, juntas, podem resultar no suicídio. A primeira delas, claro, é orgânica, ou seja, a pessoa que nasce com a doença da depressão tem maior possibilidade de cometer esse ato.
Em segundo lugar, as condições externas são fundamentais. É preciso avaliar sobretudo como os familiares tratam esse indivíduo. É importante perceber como ele é aceito pelas pessoas de uma forma geral, seja na escola, no trabalho, na igreja, entre outros lugares. Trata-se do ambiente social.
Em terceiro lugar, seria necessário um tratamento específico para a depressão, como medicamentos e psicoterapia. Isso está associado à condição sócio-econômica da pessoa. Cuidar custa caro. Indiretamente, os familiares, por exemplo, podem passar a idéia que aquele indivíduo seria um "peso" na vida deles (isso contribuiria para a opção pelo suicídio).
Em quarto lugar, o ambiente natural pode apresentar alguma influência. Os lugares frios e chuvosos, como a Inglaterra, favoreceriam a prática do suicídio. Sobre esse país, Michel Foucault afirmou:
"Na era clássica, explica-se de bom grado a melancolia inglesa pela influência do clima marinho: o frio, a umidade, a instabilidade do tempo, todas as finas gotículas de água que penetram os canais e as fibras do corpo humano e lhe fazem perder a firmeza, predispõem à loucura." (História da Loucura, p. 13)
Em quinto lugar, pode ser citada a associação entre a depressão, a loucura e o suicídio. Esses aspectos são apresentados como negativos e, portanto, necessitariam de cuidados médicos. Essa idéia atrapalha o diagnóstico ou mesmo a procura por uma ajuda de um profissional feita pelo indivíduo, pois qualquer pessoa se considera "normal" e a psiquiatria e a psicologia seriam direcionadas aos loucos.
Além desses cinco fatores, devem ser considerados os três pontos citados por um médico que analisou o caso do filósofo Louis Althusser:
. "o inconsciente,
. a ambivalência dos desejos e
. as condições externas aleatórias."
Tudo isso junto pode colocar a pessoa numa situação que a morte seria a única saída. É uma decisão dramática. Não é para qualquer e não depende de um único fator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.