sexta-feira, 27 de julho de 2012

BRUXARIA NO SÉCULO XXI?

No dia 14 de julho de 2012, Roseana Collor deu uma entrevista ao Fantástico da Rede Globo com o objetivo de revelar os erros do ex-marido. O que era para ser uma "entrevista bombástica" tornou-se motivo de piada no dia seguinte. O principal motivou foi a entrevistada se dizer evangélica e, ao mesmo tempo, afirmar que não seria justo receber uma pensão de "apenas" 18 mil reais. 
Outro ponto que chamou a atenção na entrevista da ex-primeira dama foram os rituais de magia negra praticados pelo ex-marido enquanto estava na presidência da República.
Em linhas gerais, haveria uma "magia negra" em que o indivíduo faria rituais visando o benefício próprio ou o ataque aos seus adversários. Existiria ainda uma "magia branca", que defenderia o oposto, que seria, portanto, altruísta. 
Na série de "Charmed", por exemplo, aparece uma distinção entre as bruxas do "bem" e aqueles que seriam do "mal" - os chamados "warlocks". "Charmed" é ficção mas existem muitas pessoas que defendem uma perspectiva bastante diferente do cristianismo. É o caso do Jimmy Page - guitarrista do Led Zeppelin - que, em 1974, numa entrevista ao Melody Maker, tratou do assunto:

"No crepúsculo, (...) o amanhecer de uma Nova Era, você sabe, Lúcifer será o portador da luz, e não Satã, como querem os termos cristãos. (...) Olha isto, quando a igreja se iniciou, ela eliminou tudo, e não foram só os deuses pagãos, mas qualquer coisa que estava no seu caminho. 
Você conhece as atrocidades cometidas cometidas pela igreja. E o poder da igreja hoje está igual. Quero dizer, eles tentam incutir no pensamento das pessoas: 'obrigado Senhor Deus', e ficam batendo e nos importunando com isso." *


Outras pessoas famosas se apresentam como bruxos, como Alan Moore e o o escritor brasileiro Paulo Coelho. No filme "Código do Vinci", baseado no livro de Dan Brown, é citada a diferença entre o paganismo e o cristianismo: 


"Os pagãos encontram a transcendência através da união de masculino para feminino. No paganismo, as mulheres eram adoradas como uma rota para o céu, mas a igreja moderna passou a ter um monopólio sobre isso... dizendo que a salvação seria com Jesus Cristo. 
E aquele que guarda as chaves do céu garante o domínio sobre as regras do mundo. 
As mulheres, então, tornaram-se uma enorme ameaça para a igreja. A Inquisição Católica logo publicou o que pode ser o livro mais sangrento na história: 'Malles Maleficarum' - 'O Martelo das Bruxas'. Esse livro instruía o clero a localizar, torturar e matar todas as mulheres que pensavam livremente. Em três séculos de caça às bruxas, 50.000 mulheres foram capturadas e queimadas vivas na fogueira."


Qual seria o sentido de falar em bruxaria no século XXI? Primeiro, muitos defendem tal concepção sem saber direito do que se trata. Seria como mais uma "moda". De qualquer maneira, fazem isso porque "podem", ou seja, em países democráticos, não existe uma censura explícita e, muito menos, ocorre uma perseguição ao indivíduo que se diz "bruxo".
Em segundo lugar, além das divisões do cristianismo ao longo da história, não é mais segredo o que os líderes religiosos fizeram durante o período da Inquisição.
Finalmente, nesse século, após as desilusões com as práticas associadas ao catolicismo e, no campo político, ao comunismo "real", não sobraram muitas alternativas para as pessoas acreditarem num grande projeto como resposta para a incerteza do futuro. O cinismo e o niilismo são hegemônicos atualmente.


* Jimmy Page, entrevista feita por Michael Watts, Melody Maker, 07/09/1974. Tradução: Selmane Felipe de Oliveira. The Rover - Boletim Zeppelin-Maníaco, n° 3 Nov. Dez. e Jan. 1984 e 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.