quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LEVEZA E DIVERSÃO

Os instintos básicos (alimentação, sono, vida sexual...) devem estar (constantemente) satisfeitos. Se isso não ocorre, acontece uma crise pessoal (esse não é o único tipo de crise, por exemplo, o nazismo foi uma crise coletiva, social).
Existem três formas comuns que um indivíduo utiliza para resolver uma crise pessoal:
Primeiro, troca a realidade pela fantasia. Ou seja, não admite que existe algo errado.
Segundo, preocupa-se com a vida do outro, com os problemas do outro. Trata-se de uma forma de desviar o foco (quanto a si mesmo).
Terceiro, admite a crise mas a culpa seria do outro. Não existe autocrítica.
Fugir da crise é difícil. Existe um incômodo no corpo, na mente. Aparecem sinais. Insônia. Manchas no corpo. Falta de apetite.
A origem da crise está no passado. Aconteceu algum trauma que a pessoa tem medo de passar por aquela situação novamente. Ela tenta apagar o trauma da memória, mas ele permanece no inconsciente.
O trauma “faz aniversário” e isso gera aquela tristeza sem explicação. A morte de um familiar, por exemplo, que aconteceu em 15 de fevereiro de 2001. Apesar do indivíduo ter vivido o luto e, teoricamente, ter superado a dor, quando chega fevereiro, aparece um certo mal estar.
O “aniversário” pode tornar-se, inconscientemente, um padrão. Ou seja, a pessoa acredita que em cada fevereiro acontecerá algo ruim.
Quanto mais traumas, mais “aniversários” e a vida torna-se mais complicada. Só piora a situação o fato de não admitir as frustrações, decepções e traições.
Não assumir o que o indivíduo é, de fato, o seu corpo, os seus desejos, a sua idade... Tudo isso cria um nó (ou vários) na vida da pessoa. Ela, com o tempo, se vê envolvida numa rede múltipla e caótica de problemas, crises, frustrações, decepções, traições (tanto explícitas no corpo e na mente, como ocultas).
Para melhorar, o indivíduo precisa, sinceramente, buscar a (s) causa (s). Fazer o percurso ao contrário: parte do incômodo do presente e caminha em busca de sua origem no passado.
Compreender o processo e saber o que acontece, de fato, no cotidiano, pode tornar a vida mais leve e divertida na medida em que o indivíduo descobre que não precisa ter medo do seu verdadeiro “eu” e nem do seu passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.