quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EFEITO BILHAR

Já comentei que, num primeiro contato, os cães sentem mais simpatia por mim do que seus donos. Gosto de animais e eles percebem isso. 
É tudo natureza, diriam alguns. Sim, mas um indivíduo representa um conjunto de relações: com ele mesmo (id, ego e supergo associados à sua predisposição genética), com os outros (na sociedade) e com o seu ambiente (a natureza). Essas relações são complexas e contraditórias em cada pessoa.
Um indivíduo (um conjunto de relações complexas e contraditórias) se relaciona com outro indivíduo (outro conjunto...), o resultado, claro, é o conflito de interesses. Apesar de cada um agir pelo princípio do egoísmo, na sua relação com os outros, existe um esforço para lidar também com o altruísmo, pois, sem isso, não existira a sociedade. Em outras palavras, a pessoa é civilizada quando ela domina o seu egoísmo (nega o seu desejo) em respeito ao outro. A negação de algo "natural" (individual) em nome de algo "social" (coletivo) gera, de maneira consciente ou não, uma frustração no indivíduo. Essa frustração pode gerar doenças.
Na sociedade, existe uma espécie de "efeito bilhar": os contatos entre os indivíduos (conjuntos de relações complexas e contraditórias) geram resultados imprevisíveis, que podem ser bons para uns e ruins para os outros, dependendo do momento, na medida em que são relações dinâmicas, que mudam o tempo todo. As pessoas que não aceitam o caos desses resultados, preferem acreditar em "sorte" ou "destino".
Todos os conflitos e resultados, neste contexto, são criados pelos próprios indivíduos, ou seja, não tem nada a ver com existência ou não de Deus. Trata-se da velha citação de Sartre:
"(...) même se Dieu existait, ça ne changerait rien. (...) il faul que l'homme se retrouve lui-même et se persuade que rien ne peut le sauver de lui-même." 
Os indivíduos não sabem lidar com o imprevisível "efeito bilhar" e apelam para a "sorte" ou o "destino", ou ainda, cientificamente, tentam entender algo maior, fora do seu ambiente (do seu planeta). A hipótese do "big bang" é a mais aceita na compreensão da história e do funcionamento do universo - um fato constatado recentemente, o distanciamento contínuo entre as galáxias, poderia ajudar na comprovação de tal tese. 
Na verdade, do ponto de vista da ciência, o homem poderia ser "localizado" entre dois fatos (em extremos opostos): o das galáxias e o da predisposição genética. Esses fatos, porém, não são relevantes no "efeito bilhar", afinal, essa bagunça que está aí é responsabilidade dos indivíduos mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.