domingo, 23 de outubro de 2011

INDIVÍDUOS E FORMIGAS

Observe, por algum tempo, um (grande) formigueiro... tudo parece organizado (pelo menos, parece que tudo funciona como deveria)... as formigas sempre correndo, fazendo algo (trabalhando?!)...
Agora observe (de cima) o centro de uma grande cidade... tudo parece organizado (pelo menos, parece que tudo funciona como deveria)... os indivíduos sempre correndo, fazendo algo (trabalhando?!)...
Imagino que cada um (indivíduo ou formiga) se considere importante e que os seus fazeres são fundamentais para o funcionamento do ...planeta? ...universo?
Parece ser uma questão de perspectiva... você observa o quê e a partir de que lugar? Aqui a pessoa se depara, primeiro, com a temática do espaço, que certamente interfere na reflexão sobre a sua existência.
Em segundo lugar, o indivíduo deseja entender (e ocupar "adequadamente") o tempo.
Espaço e tempo são inventados, produzidos e "observados" pelos homens. Esses conceitos parecem ser fundamentais, mas mudam de acordo com cada época histórica e cada sociedade.
Basicamente, no Brasil, por exemplo, a pessoa mora num apartamento, num condomínio, e todo dia, de segunda a sexta, sai no mesmo horário para trabalhar (ou estudar). No final do dia, volta, chega no seu lar e para descansar, assiste a sua novela diária (para fantasiar um pouco). O maior desejo dessa pessoa seria a chegada do final de semana, sábado e domingo, o que significaria prazer, festa, clube, shopping center, futebol, entre outras coisas. Todo o esforço de cinco dias deveria ser recompensado em dois. Contudo, raramente isso acontece.
A frustração não seria só com "a desigualdade da matemática" (sofrer em 5 e prazer em 2). Ela ocorre pois o tão esperado prazer no final de semana nem sempre acontece. De fato, existe sempre uma fantasia que um dia será diferente, que deve existir algum tipo de justiça que confirme que tanto sofrimento leva necessariamente ao prazer. Trata-se de uma ilusão, claro. Mas já é segunda-feira e tudo deverá ser corrido e difícil, como sempre, e toda a expectativa (fantasia?) será depositada no próximo final de semana, no próximo namoro, no próximo emprego, na próxima cidade. no próximo país... na próxima vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.