terça-feira, 6 de outubro de 2015

Relações e Limites

Roman Polanski, até hoje, tem problemas com a justiça dos Estados Unidos por ter feito sexo com uma garota de 13 anos em Los Angeles em 1977. Além da idade, a garota (Samantha Geimer) disse que foi forçada a fazer sexo com o diretor (havia ainda o uso de bebida alcoólica e droga).
O guitarrista Jimmy Page do Led Zeppelin, nos anos 1970, teve um caso com uma garota de 14 anos (Lori Maddox). Page chegou a conversar com a mãe da moça e era discreto quanto ao caso. Não houve problemas.
Woody Allen manteve um relacionamento de 12 anos com a atriz Mia Farrow. Tudo acabou quando Allen trocou Mia por sua filha adotiva Soon Yi (com 21 anos). Foi um escândalo na época.
Não existe novidade na relação entre indivíduos mais velhos e pessoas bem mais jovens. O problema é o limite. Envolver crianças, por exemplo, é crime.
Mesmo na Grécia antiga, em que a relação era entre um homem e um rapaz, existiam “leis [para protegerem] as crianças livres.” Contudo, “nada [proibia] que um adolescente [fosse] aos olhos de todos o parceiro sexual de um homem.” (Michel Foucault, O uso dos prazeres, p. 192)
Na sociedade moderna, o adolescente passou também a ser protegido pelas leis. O limite de idade aos 18 anos (para relacionamentos) tornou-se razoável. A polêmica, então, passou a ser o tipo de relacionamento, sendo que a homossexualidade deixou de ser aceita e ainda hoje é proibida (com leis severas) em vários países.
Mais uma vez fica claro que os homens inventam as suas leis de acordo com as suas necessidades e isso pode variar dependendo o contexto histórico. Agora o que existe em comum (e está certo), independentemente do lugar e da época, é a proteção da criança.
© profelipe ™

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.