sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Saber a Hora de Parar

Vi cinco shows dos Rolling Stones em três “tours” diferentes aqui no Brasil. 
O mais perto que cheguei da banda foi na Brigdes To Babylon Tour na Apoteose (na primeira fila). Olhando para o rosto do Mick Jagger, pensava na hora: “putz, como ele está velho!!” Isso em 1998... Imagina agora em 2015?! 
Vi no (You Tube) alguns shows da banda agora nos Estados Unidos na Zip Code Tour. O Keith Richards (aos 71 anos) parece que está num estado lastimável... A corrida “clássica” que ele dá no palco e agacha em seguida, dessa vez ficou bastante complicada, triste (na verdade), porque ele quase não consegue levantar sozinho. Tudo isso lembra uma entrevista do irônico John Lennon para a Playboy em 1980: 
“Veja, estão cumprimentando os Stones por estarem juntos há 112 anos. Viivaaa! Na década de 80, a pergunta é: ‘Por que esses caras ainda estão juntos? Não podem se virar sozinhos?” (As 30 Melhores Entrevistas de Playboy, p. 303) 
Sempre fui um dos que, ao longo das décadas, admirou essa longevidade dos Rolling Stones. Neste ano, porém, pela primeira vez, comecei a questionar tudo isso, afinal, não seria um erro não saber a hora de parar? 
Eu critico bastante o Robert Plant quando ele tenta comparar a sua carreira solo com o que foi o Led Zeppelin. Por outro lado, o admiro bastante quando ele se recusa a reunir com os outros músicos do grupo e sair fazendo tours por aí com o nome do Led Zeppelin. 
Chega um ponto que vira quase piada ou faz como o Pete Townshend ao admitir que hoje ele toca num grupo que seria uma espécie de The Who cover. 
Os Rolling Stones nunca se separaram oficialmente. Isso os torna diferentes (claro). Contudo, será que já não seria o momento de parar de usar o nome da banda só para ganhar dinheiro? Não sei, realmente tenho dúvida quanto ao tema. 
Pode ser que no ano que vem eu esteja na Arena do Palmeiras para, mais uma vez, ver outra tour dos caras ao vivo. Se estiver lá, provavelmente vou adorar tudo porque eles são bons ao vivo. “Who Knows?”
© profelipe ™ 09-10-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.