quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pesadelos

Os pesadelos normalmente acontecem com um público mais específico ou em algumas situações especiais. Algumas pessoas passam a vida inteira lidando com pesadelos.

“O psiquiatra Ernest Hartmann acredita que essas pessoas seriam aquelas mais sensíveis e confiáveis, que tendem a trabalhar com profissões mais criativas como artes, ensino e –surpresa – psicoterapia.” (George Howe Colt. The Power of the Dreams. Life, September 1995, p. 46)

Talvez isso tenha a ver com o caráter bizarro dos sonhos e sua linguagem ilógica. Outra hipótese poderia estar no fato de que essas pessoas ‘pensam demais’ e problematizam tudo. Elas são sempre desconfiadas e precisam ir além da aparência das coisas (mediação).

Quanto aos contextos especiais quando os pesadelos podem aparecer, Hartmann cita o seu trabalho com os veteranos do Vietnam.

“Seus estudos sugerem que em situações de trauma, o cérebro pode produzir pesadelos para desenterrar traumas passados e adequá-los ao presente contexto. Seria como se o cérebro falasse ‘isso é ruim (o trauma), mas existem muitas outras coisas assim.’ Eventualmente, o cérebro conecta o trauma com todo tipo de material na memória.” (George Howe Colt. The Power of the Dreams. Life, September 1995, p. 46)

Trata-se de uma forma de defesa do cérebro diante de uma situação trágica. A memória fornece material ao cérebro para que a pessoa não perca o seu equilíbrio mesmo diante de um desastre ou (por exemplo) da morte de um parente. Parece lógico. Entretanto, tudo isso ainda fica no campo das hipóteses.

Em relação ao pesadelo, o fundamental é saber até que ponto ele pode efetivamente atrapalhar o cotidiano da vida da pessoa.

Ajuda lembrar o conteúdo do pesadelo e tentar compreender o seu significado.

Parece claro que os sonhos e os pesadelos são importantes ferramentas para manter uma vida saudável.

Felipe. 29-10-2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.