sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O QUE VOCÊ FEZ NA VIDA?


Fico constrangido quando encontro um amigo da minha adolescência e ele conversa e brinca como se ainda estivéssemos jogando futebol na rua. Fica a impressão que, após décadas, o sujeito não mudou mentalmente, continua no interminável modelo: novela, Jornal Nacional, Sílvio Santos e Fantástico. O indivíduo casou, teve filhos, mas ainda deixa a televisão decidir o que ele deve pensar. Vive a aquela rotina - trabalha, toma cerveja e conversa com os amigos, assiste televisão e dorme - todos os dias. Uma vez a cada 30 ou 40 dias, faz sexo com a esposa (na maioria dos casos, eles dormem abraçados como irmãos).
Como alguém consegue viver décadas da mesma maneira?
Quando dei aulas no ensino fundamental, olhava para os meus alunos e alunas, que tinham um grande potencial do ponto de vista intelectual, e imaginava que, infelizmente, eles cairiam na rotina dos pais. Foi o que aconteceu.
Neste quadro, fico parecendo um vampiro - que não morre nunca e ainda vai em bares de rock n' roll - e que sempre esteve incomodado, entrando e saindo de fases - desde a religião até a militância política. É claro que não cheguei a lugar algum. Nem chegaria. Como qualquer um, o meu fim será a morte. Nada de novo. Nada mal. Só não dá para continuar assistindo novela, Jornal Nacional, Sílvio Santos e Fantástico. Aliás, se for isso que acontece após a morte, o temido inferno realmente existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.