sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VIOLÊNCIA E CONSCIÊNCIA

Marquês de Sade elogiava a arte da dor física, que estaria associada ao prazer sexual. Não foi por acaso que seu nome influenciou o conceito de "sadismo".
Prazer é dor? Existe satisfação em ver o sofrimento físico do outro?
Os praticantes do sadomasoquismo aceitam qualquer coisa exceto o auto-conhecimento. O que existe é uma fuga de si, do passado e/ou de algum trauma grave (normalmente vivido na infância). Em outras palavras, a ênfase do prazer na dor física esconde o medo da verdadeira dor.
A violência revela mais coisas do agressor do que da vítima. Ela revela insegurança, fragilidade e medo de si. Mais importante, ela não resolve coisa alguma.
O excesso de violência não é capaz de apagar o mal-estar consigo mesmo, a sensação que fez algo errado com o outro e que isso nunca poderá ser resolvido.
Nesta perspectiva, a verdadeira vingança, por exemplo, não seria tentar fazer justiça com a próprias mãos, usando a violência, causando a dor física. O melhor seria a indiferença, o que significa, na prática, deixar aquele que errou enfrentar a sua consciência, em noites frias e escuras, quando a insônia e a memória serão as suas únicas companhias.
O desejo de vingança em si já é um erro. No entanto, em muitos casos, não há como o ser humano não se revoltar.
A solução, porém, não seria se apegar a sentimentos negativos como raiva, rancor, vingança, inveja, entre outros.
A resposta também não estaria numa espécie de crença numa justiça divina ou na idéia de que toda pessoa sofre as conseqüências de seus atos.
O melhor seria focar em si mesmo, ser correto mesmo que o ambiente seja desfavorável.. Quanto ao outro... talvez seja divertido lembrar, algumas vezes, que em virtude dos seus atos, em algum momento, ele terá de enfrentar, como foi dito antes, a própria consciência... em noites frias e escuras, quando a insônia e a memória serão as suas únicas companhias...
Lembrar disto pode não ser um ato nobre, mas, no final das contas, você também é humano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.