sábado, 19 de maio de 2012

AUGE & DECADÊNCIA DA BELEZA FEMININA: ROCK & ROLL


Já comentei, em outros textos, sobre o dilema das garotas que no auge de sua beleza, principalmente entre os 15 e 21 anos, são tratadas como princesas e depois são trocadas pelas mais novas. Isso acontece com as garotas "comuns" mas também com aquelas que ficam famosas por se envolver com ídolos da música ou do cinema. Esse fenômeno acontece especialmente no ambiente do rock and roll. A seguir, tratarei de algumas garotas dos Rolling Stones.


. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫. ♪.♫.


Keith Richards disse que Mick Jagger traiu os companheiros dos Rolling Stones na década de 1980, quando escolheu priorizar a carreira solo. Richards reconheceu também que traiu o guitarrista Brian Jones ao tomar a namorada dele e a liderança do grupo. Jones, pouco tempo depois, foi encontrado morto na piscina de sua casa.


Jagger e Richards sobreviveram, mas, nas relações pessoais, como traidores e egoístas. O que dizer das mulheres que namoraram ou casaram? Quando elas estavam no auge da beleza eram tratadas como princesas. Entretanto, com o tempo, eram abandonadas e substituídas por outras mais novas.


Michele Breton, junto com o líder dos Rolling Stones, participou, aos 17 anos, do filme "Performance". Robert Greenfield* a descreveu como:


"(...) uma francesinha com ares de garoto, (...) cabelo curto e peitos tão grandes que chegam a chocar - junto com Mick Jagger e Anita, aparece nua na cena da banheira de 'Performance'." (p. 68)


Michele Breton era uma das mulheres presentes na Ville Nellcôte, na França, onde foi gravado "Exile On Main Street". Breton passou os anos seguintes, após esse período, viciada em drogas pesadas, sendo presa uma vez e quando foi encontrada pelo escritor Mick Brown, em 1995, disse:


"Não fiz nada da minha vida (...) Onde foi que tudo começou a dar errado? Não consigo lembrar. É mais ou menos coisa do destino." (p. 70)


Abandonar as mulheres não era uma tarefa só de Jagger e Richards. Ron Wood, guitarrista, que entrou na banda na década de 1970, faria o mesmo. Ele foi casado com a bela modelo Krissy Wood. Além de modelo, ela, na época, era considerada uma "groupie", um tipo de garota que se envolvia sexualmente com os músicos de rock:


"Ela foi uma groupie extraordinária que teve como amantes dois Beatles, o guitarrista do Led Zeppelin, entre outros, e foi casada com um Rolling Stone. Mas quando ela morreu aos 57 anos, sob suspeita de 'overdose' de Valium, Krissy Wood estava acabada e falida. A mulher que teve casos com Eric Clapton, George Harrison, John Lennon e Jimmy Page, e foi esposa de Ronnie Wood, foi reduzida a uma mulher que tentava vender coisas do próprio passado ou mesmo procurava emprego em supermercado." (Anna Pukas, "Rolled Over By The Stones", Apud, minimadmodmuses.mutiply)


Poucas "groupies" souberam tirar "proveito do passado". O caso mais importante foi o de Pamela Des Barres, que escreveu alguns livros contando detalhes dos seus envolvimentos sexuais com músicos como Robert Plant, Jimmy Page, entre outros. Bebe Buell também escreveu sobre as suas "memórias sexuais" com gente como Ron Wood, Steven Tyler e Jimmy Page. Ela é a mãe da atriz Liv Tyler.


Jerry Hall se envolveu com Brian Ferry, do Roxy Music, e posteriormente foi casada com Mick Jagger. Ela dizia que se sentia "meio groupie", mas, na verdade, teve uma carreira de sucesso como modelo.


Aparentemente, Jimmy Page e Robert Plant não se importam com as relações que tiveram com as "groupies" e nem fingem que elas não participaram das suas vidas. Nos últimos anos, ocorreram encontros cordiais, como amigos, entre Jimmy Page e Lori Maddox e ainda entre Robert Plant e Pamela Des Barres.


Parece que essa cordialidade não faz parte do tratamento dos músicos dos Rolling Stones com as mulheres que se envolveram com eles no passado.

* Robert Greenfield, Exile On Main Street: A Season in Hell With The Rolling Stones, Apud, Rolling Stone, Março 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.