sexta-feira, 4 de maio de 2012

DISTÚRBIO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE*


[ * Este texto foi resultado de um "debate on line" com a Sarah Borgia. Naturalmente, a resposnsabilidade pelo conteúdo do artigo é totalmente minha. ]
Os "borders" atuais seriam os "histéricos" na época de Freud... O fator determinante, nesses casos, estaria relacionado principalmente com algum trauma sofrido na infância:
 "Os que sofrem um trauma avassalador, crianças ou adultos, têm comumente certo grau de dissociação. Constitui também o aspecto central do que se denomina distúrbio de personalidade limítrofe." (Phil Mollon, O Inconsciente, p. 67-68)
No início da vida adulta - quando "aparece" a consciência do trauma, os "borders" fazem qualquer coisa para "apagar" o passado, daí a automutilação, as práticas sadomasoquistas, o alcoolismo, as drogas e, finalmente, o suicídio. Eles aceitam qualquer coisa exceto a psicoterapia, que seria justamente falar do problema e de sua causa no passado. 
Os "borders" são, na prática, vítimas, pois sofreram agressões psicológicas e físicas na infância, normalmente dentro da própria família, por aqueles que deveriam protegê-los. 
Além de estarem numa situação em que não podiam se defender (crianças diante dos adultos), quando os pais eram os responsáveis pelos abusos, a situação tornava-se mais complexa, afinal, denunciar, por exemplo, o pai significaria a prisão dele e a "destruição" da família. 
Para Estela Welldon, (Sadomasoquismo, p. 52-53), em casos graves, poderia existir uma espécie de pacto contra o filho:
"(...) É então que a mulher se identifica com o agressor (o seu parceiro) e volta a agressividade para o filho, que passa ser o membro frágil da família e alvo 'conveniente' para a expressão de hostilidade,agressividade e até violência sexual."
Em suma, especificamente no caso do "borderline", o fator psicológico torna-se essencial para compreender o processo, ou seja, a criança ficaria confusa com a agressão de alguém que deveria amá-la e protegê-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.