segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AUTOESTIMA¹²

Existe uma diferença entre autoestima e querer agradar aos indivíduos (...todos, claro).
A autoestima tem a ver com sentir-me bem consigo mesmo. É fundamental.
Olhar no espelho e ficar satisfeito com o que vê. Bem estar. Paz interior.

A ênfase na autoestima pode ser um problema quando serve para disfarçar um egoísmo excessivo.
Pode ser ainda mais problemática quando a autoestima é usada como uma estratégia de mudança não para o próprio bem estar.
É utilizada (como uma estratégia de mudança) para agradar aos outros, para estar “na moda” e, portanto, para ser aceito “por todos”.
Assim, o que era algo saudável torna-se um efeito de alienação quando um indivíduo acredita que (para ser feliz) bastaria seguir os padrões transmitidos pela ideologia capitalista.

Os mais jovens – pela falta de experiência – são o público preferido desta ideologia. Os mais velhos (depois dos 40 anos) não interessam ao processo produtivo e nem são vistos como público preferencial para o consumo – esse discurso, aliás, faz parte de tal ideologia.
Trata-se de um discurso de forte apelo na medida em que está associado ao fato de ser aceito pelos outros ou não (algo importante porque o ser civilizado é, antes de tudo, um “ser social”).
A força da ideologia fica mais clara quando os mais velhos (depois dos 40 anos) – que são descartados – imploram para serem aceitos e
usam várias estratégias para “parecerem jovens” (como, por exemplo, maquiagem, botox, cabelos pintados e cirurgias plásticas).

Sentir-se bem consigo mesmo é uma coisa. O discurso da autoestima é razoável.
O problema começa
quando o indivíduo quer “enganar o espelho” e, posteriormente,
quando acredita enganar os outros.
Torna-se patético quando um indivíduo torna-se “em vida” o que pareceria uma caricatura de si mesmo na juventude.
O exemplo óbvio (e não ocorre por acaso, afinal, o rock ‘n’ roll seria “uma indústria dos jovens”) seria Sir. Mick Jagger.


 © profelipe ™

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.