terça-feira, 1 de setembro de 2015

NCIS & “Gothic Girl”

Gosto da série NCIS. Ela é “sobre uma equipe de agentes especiais cuja missão é investigar qualquer crime que tem provas ligadas a pessoas da Marinha, sem levar em consideração cargos e posições.”*
Os episódios são bem produzidos e os atores convencem. Gosto sobretudo da “especialista Abby Sciuto (Pauley Perette), uma cientista que segue o estilo gótico.”*
De tudo que já vi na televisão, essa personagem seria a que mais se aproximaria daquilo que decidiram rotular de gótico. As roupas, o gosto musical, os assuntos fora do trabalho (por exemplo, namoros em cemitérios).
É interessante perceber que a personagem é também uma “nerd”, ou seja, 
usa a ciência para ajudar na investigação da equipe NCIS, 
o que confirmaria as características da Abby, afinal, 
é comum ver pessoas que usam óculos (supostamente “nerds”) entre os góticos.
Já fui em casas noturnas góticas em São Paulo e em shows de grupos que se identificam com esse tipo de música. Gosto muito da música “Gothic Girl” dos The 69 Eyes – vi a banda ao vivo em São Paulo em 2005.
O que interessa, neste contexto, é que “o gótico” só seria uma das várias opções de estilo de vida que qualquer jovem pode se apegar hoje em dia. Pode parecer bizarro (aos olhos da maioria), mas, na verdade, existe uma coerência no conjunto de características (o predomínio da cor preta, o pessimismo, o vampirismo, o tipo de música e assim por diante) que representaria esse estilo.
Nas grandes cidades, há espaço para diversos movimentos (punk, gay, etc). São diferentes e possuem características próprias. Sem problemas. O fundamental é que exista democracia e respeito de uns diante dos outros.
Aliás, o estilo gótico não é uma aberração ou algo a ser evitado. Ele representa, de fato, só mais das chamadas tribos urbanas.
© profelipe ™
(*) NCIS - Unidade de Elite. http://www.minhaserie.com.br/serie/60-ncis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.