quarta-feira, 23 de setembro de 2015

VICIADO EM SEXO

Algumas coisas despertam a curiosidade das pessoas e, depois de algum tempo, perdem o caráter de novidade e até são aceitas como normais.
Neste sentido, o tema do sexo é o que mais chama a atenção. O ato sexual é uma coisa natural, um instinto óbvio. Ele desperta mais a curiosidade não pelo ato em si, mas pelo que os indivíduos constroem sobre ele, criando regras, proibições, condenações e assim por diante.
O que era algo natural e simples torna-se um instrumento de poder no mundo civilizado (ler Foucault). Entre os vários exemplos, chamou a atenção quando Tyger Woods e Michael Douglas foram internados em clínicas por serem considerados viciados em sexo. De acordo com a revista Galileu:
 
“Apesar do caso de Tiger ter tido repercussão mundial, as consequências na vida de um viciado podem ser ainda mais destruidoras. As relações sociais se desgastam, o desempenho profissional e escolar cai e não existem mais momentos de lazer. ‘Em muitos casos, os compulsivos perdem o emprego e, por pagarem cada vez mais pelo sexo, eles quebram financeiramente’, explica a Dra. Carmitta. Outra sequela é o desgaste físico e a significativa perda de energia causada pela prática excessiva do sexo, o que leva a uma baixa da imunidade. Aliando a isso o fato de toda a preocupação com o sexo seguro perder o significado e o número de parceiras aumentar, o viciado passa a correr o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis com muito mais facilidade.”*

O vício em sexo, basicamente, é percebido como um desequilíbrio que atrapalharia a vida de um indivíduo civilizado, podendo comprometer até a sua saúde.
Outro caso que chamou a atenção (esse mais recente) foi o do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, que associou o câncer de língua com o sexo oral. Estado de São Paulo:

“Em uma entrevista a uma emissora de rádio americana, Dickinson disse que havia cistos ‘do tamanho de uma bola de golfe’ na região da boca. ‘Todo mundo brinca sobre Michael Douglas [que fez afirmações no mesmo sentido] porque ele fazia sexo oral e era, digamos, tudo bem, nós precisamos superar isso, caras, porque isso é meio sério. Há centenas de milhares de pessoas em risco por isso’, disse (via NME). ‘Caras devem saber que, se você tem um caroço por ali, e tem mais de 40 anos, não apenas imagine que antibióticos vão dar conta. Vá e tenha o caso checado corretamente. É importante’, continuou Dickinson.”**

De fato, na sociedade, sexo é tratado como algo proibido ou como piada. As pessoas ficam constrangidas ao falar desta problemática e utilizam o humor como forma de defesa ou uma estratégia para mudar de assunto.
O ato sexual é um instinto natural que é realizado num cenário civilizado, o que complica bastante em virtude dos diversos valores inventados para lidar com essa questão.
O óbvio sobre sexo: tem a ver com saúde (também) e tem a ver como o indivíduo é aceito na sociedade (devido a sua opção sexual)...
Enfim, dissimular e fingir que sexo é algo simples não resolve a sua complexidade e os riscos que envolvem a sua prática.

© profelipe ™

(*) Érika Kokay. Entenda o vício sexual de Tiger Woods. Galileu. http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124234-17770,00-ENTENDA+O+VICIO+SEXUAL+DE+TIGER+WOODS.html

(**) Bruce Dickinson, do Iron Maiden, diz que sexo oral pode ter causado câncer na língua. O Estado de São Paulo, 04-09-2015. http://cultura.estadao.com.br/blogs/radar-cultural/bruce-dickinson-do-iron-maiden-diz-que-sexo-oral-pode-ter-causado-cancer-na-lingua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.