quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MENTALIDADE

A mentalidade religiosa deste século, sobretudo no mundo ocidental, ainda é definida a partir de dois livros: a Bíblia - século XV a.C. - e o Alcorão - século VII d.C. 
Se não houve uma mudança de mentalidade com a revolução tecnológica do PC e da Internet, ocorreu o agravamento das contradições sociais, típicas do modo de produção capitalista. O desemprego da época da hegemonia do trabalho manual tornou-se, agora, o desemprego estrutural - o indivíduo perde o emprego e a profissão. 
Religião e economia. O que fazer com os excluídos, que são apresentados como uma "doença" da sociedade? Karl Marx já ironizava esse discurso que é utilizado até hoje:
"Aconteceu que a elite foi acumulando riquezas e a população vadia ficou sem ter outra coisa para vender além da própria pele. Temos aí o pecado original da economia. Por causa dele, a grande massa é pobre e, apesar de se esfalfar, só tem para vender a própria força de trabalho, enquanto cresce continuamente a riqueza de poucos, embora tenham esses poucos parado de trabalhar há muito tempo." (O Capital, p. 829)
Essa análise não é sobre o movimento de Wall Street, da grave crise de desemprego da Europa ou mesmo da chamada "Primavera Árabe". Trata-se de um livro do século XIX, em que já era claro que "a grande massa é pobre e, apesar de se esfalfar, só tem para vender a própria força de trabalho, enquanto cresce continuamente a riqueza de poucos!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.