quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RELAÇÕES AMOROSAS: VELHOS E JOVENS

O avô Mick Jagger, 68 anos, prefere garotas mais jovens do que suas filhas. Pete Twonshend, 66 anos, do The Who se livrou da acusação de pedofilia (pela internet). O baixista da mesma banda, John Entwistle, aos 57 anos, morreu (ataque cardíaco) numa noite, com GPs, regada a whisky, cocaína e viagra. 
Na sociedade atual - isso não é novidade -, os homens mais velhos preferem as garotas mais jovens. As mulheres, chamadas de "cougars", não ficam atrás. Mais velhas, divorciadas e ricas, preferem os rapazes de 20 anos.
Na Grécia Antiga, havia também um interesse dos velhos pelos mais jovens. Era muito comum, nesta época, a relação entre um homem e um rapaz.
É interessante perceber que, na Grécia Antiga, havia uma distinção entre aquilo que era físico e aquilo que não era. Michel Foucault (Cuidado de Si 197) dizia "que, por uma lado se punha o amor vulgar (aquele onde os atos sexuais são preponderantes) e o amor nobre, puro, elevado, celeste (onde a presença desses mesmos atos é, se não anulada, pelo menos velada)." Portanto, neste contexto, o essencial não seria o tipo de relação, homem-mulher ou homem-rapaz, mas sim o tipo de amor.
De qualquer maneira, a fórmula que une os mais velhos aos mais jovens nas relações amorosas parece não ter mudado muito ao longo dos tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.