sábado, 14 de dezembro de 2013

JUVENTUDE TRANSVIADA EM 2013

As pessoas costumam dizer que os jovens, atualmente, são mais liberais e radicais: Piercing, Tatuagem, bissexualismo, sadomasoquismo, automutilação, entre outras coisas. Eles começam cada vez mais cedo, 12, 13, 15 anos... Bebem muito, claro, alguns gostam de feitiçaria e outros até participam de orgias em cemitérios (como foi noticiado o caso de Curitiba no ano passado).
Muitas pessoas que criticam os jovens são os pais que foram omissos na educação ou foram responsáveis diretamente por tais “desvios”, sobretudo os padrastos que molestaram (até com abusos sexuais) meninas (filhos de outro homem) quando tinham menos de 10 anos. Contavam com as mães (que supostamente precisavam estar casadas) como aliadas.
Os traumas da infância são negados ou “esquecidos” na adolescência. Entretanto, no início da vida adulta, tudo aparece claramente. Para fugir dos traumas, os jovens buscam alternativas nas drogas ou no excesso de bebida ou sexo. Valeria tudo para não pensar no que ocorreu na infância. Isso explicaria muitos casos de prostituição, homossexualismo, bissexualismo, sadomasoquismo e automutilação – que são tão comuns hoje em dia.
Existiram mudanças sociais que propiciaram também este quadro, como os mitos do cinema associados à “juventude transviada” nos anos 1950 (James Dean e Marlon Brando),  os movimentos da década de 1960 (pela liberdade sexual e pelo feminismo) e ainda a ideia de “produção independente” tão comum depois dos anos 1980, que defendia a tese de que o homem seria “descartável” e, de certa forma, rompeu com o modelo de família “tradicional”.
Muitos podem discordam, mas a crise de autoridade atual tem a ver com a ausência da “figura paterna” na criação destes jovens. O resultado, além do que já foi citado, veio também na forma do aumento da violência e do egoísmo excessivo. Falta, para muitos jovens, o altruísmo, ou seja, a percepção das relações também sob a visão do outro.
O quadro social hoje é este. A tendência é piorar na medida em que muitos jovens tiveram filhos e não saíram das casas dos pais. Em outras palavras, as pessoas que criaram a situação que se vive atualmente, estão cuidando, na família, da próxima geração, dos netos. Pode ser considerado pessimismo, mas se o resultado foi ruim uma vez, dificilmente dará certo com a outra geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.