terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RELIGIÃO E PREVISIBILIDADE

Algo inesperado aconteceu em 2013, sendo gravado a partir de vários carros:
“No amanhecer de 15 de fevereiro de 2013, uma imensa bola de fogo --um meteoro-- assustou os moradores de Tcheliabinsk, na Rússia. (...) a explosão do asteroide ao adentrar a atmosfera teve a força de 500 mil toneladas de TNT. (...) [Foi afetada] uma área com uma população superior a 1 milhão de pessoas.” *
Apesar de toda a tecnologia que supostamente garantiria a segurança do planeta, o que chamou a atenção foi a imprevisibilidade do acontecimento. Em outras palavras, não existe, de fato, estabilidade ou segurança tanto no âmbito individual como do ponto de vista coletivo.
A indefinição quanto ao futuro leva muitos a buscar abrigo numa religião. Ela promete aquilo que a ciência não pode garantir.
A religião aparece como uma verdade apresentada fora da humanidade, logo as suas leis não podem ser questionadas. Essas leis determinam as ações das pessoas. Elas se subordinam às essas leis na medida em que “descobrem” qual caminho deveriam seguir e, como as leis são dogmas (não podem, teoricamente, mudar), as consequências dos atos (bons ou ruins) seriam “previsíveis”.
As pessoas, neste processo, não decidem sobre as suas vidas, tornam-se quase robôs pré-programados a agir desta ou daquela maneira. As suas escolhas não são escolhas porque ocorrem dentro do universo da religião e dos seus dogmas. A liberdade é limitada pela religião, ou seja, ela não existe. Assim, como “não há mais lugar algum para a justiça ou a responsabilidade (seja ela jurídica, política ou ética). **
Optar por uma religião significa abrir mão de si em nome de uma verdade determinada pelo outro. A fé é o principal instrumento no conhecimento teológico. Neste caso, como quase tudo na democracia, a opção deve ser respeitada.


(*) Salvador Nogueira. Cientistas desvendam origem de meteoro que explodiu na Rússia. Folha de São Paulo, 07/11/2013.
(**) Jacques Derrida, Filosofia em tempo de terror, p. 144.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.