terça-feira, 17 de dezembro de 2013

"ROLEZINHO"

Existe um novo uso das redes sociais. Trata-se do chamado “rolezinho”, encontro marcado por dezenas de jovens em shopping centers em São Paulo. O ato gera pânico e mesmo saques em lojas, com correrias e prisões.
É irônico na medida em que sempre foi dito que o shopping  center seria “a praia do paulistano”. Lembra, claro, os arrastões nas praias do Rio de Janeiro.
Ocorre ainda o reforço da desmistificação do shopping center como um lugar seguro para compras e diversão. Os assaltos e até assassinatos já aconteciam nestes lugares. Agora com os “rolezinhos”, a velha imagem parece estar bastante “manchada”.
Outra questão seria a soma de fatores que podem levar a resultados desastrosos: jovens desempregados, impunidade e o uso inadequado das redes sociais. Tudo isso pode ser associado ainda as ações dos “Black Blocs”.
Em suma, a aplicação das políticas neoliberais no país, ressaltando especificamente a falta de investimento em educação e a ausência de perspectivas para o futuro, associada a popularização da tecnologia (celulares modernos, tablets e Internet) desmascara a ideia de que a espera pública seria um lugar seguro por causa da atuação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.