domingo, 22 de dezembro de 2013

VIDA: LÓCIGA E SENTIDO

O que você procura ?  Dizem que a vida seria uma estrutura de escolhas.

No filme “Trainspotting” (1996), o personagem principal ironiza todo o processo:

“Escolha a vida. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família. Escolha uma imensa televisão (...). Escolha os seus amigos. (...) Eu prefiro não escolher a vida.”

Em outro filme, “The Dark Knight” (2008), Alfred diz:

“Alguns homens não estão procurando algo lógico, como o dinheiro. Eles não podem ser comprados, intimidados. Alguns homens querem ver o mundo pegar fogo.”

Kafka ironiza o cotidiano do ser humano, por exemplo, em “Metamorfose”. Seríamos insetos. Descartáveis. Mais do que isso: seríamos insetos que os outros, inclusive os familiares (que sempre procuramos apoiar e ajudar), desejam descartar.

Tudo isso lembra Nietzsche, no livro “Humano, Demasiado Humano”, quando afirma que os “indivíduos fracos deveriam ser descartados como insetos desagradáveis.”

Insensibilidade. Talvez. Irreal. Não. Basta olhar ao seu redor. Basta olhar no espelho (da sua vida). Com o outro, claro, não seria diferente. Jogos de Imagens. Jogos de Espelhos... Distorcidos. Repetidos. Envelhecidos.

Se a vida não faz sentido, o que fazer aqui? Alfred responde: Some men just want to watch the world burn.”

Alguns homens não são somente “observadores sociais entediados”. Eles gostam de ações que, se possível, despertem o apocalipse que daria alguma lógica a uma existência sem sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.