quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

História de vida e futuro

Seria ótimo se todo mundo tivesse, em algum momento antes de morrer, uma oportunidade de rever as principais decisões de sua vida – o famoso “e se” – e as possíveis consequências de suas escolhas (como o agente Gibbs no episódio número 200 de NCIS).
Essa “revisão” (ainda em vida) funcionaria como um “atestado” de que a pessoa estaria no caminho certo e de que as suas escolhas teriam sido corretas.
O mundo real, infelizmente, não é igual ao mundo da ficção. As relações são mais complexas. Não existe o “viver feliz para sempre”. As pessoas se apaixonam mais de uma vez. Tentam, acertam e erram.
Aqui encontra-se o ponto fundamental: no fundo, cada um, de alguma maneira, sabe se fez a coisa certa ou não.
Isso muda tudo na hora da insônia, quando aquela avaliação (dos atos da própria vida) insiste em permanecer “nos ataques dos pensamentos”.
Imagino que essa avaliação incomode as pessoas quando pensam seriamente na morte ou vejam essa possibilidade com uma maior clareza (como, por exemplo, na velhice).
Acredito que é a história de vida de cada um (o próprio passado) que define o tamanho da insegurança (o medo mesmo) diante do desconhecido, do futuro... da morte.

© profelipe ™ 16-12-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.