quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O mensalão tucano

Em 1998, no projeto de reeleição de Eduardo Azeredo (do PSDB) em Minas Gerais, foi usado o esquema de desvio de verbas que ficou conhecido como “mensalão”. Esse esquema ficaria famoso na administração federal petista do presidente Lula, que, além de utilizar o “caixa 2”, criaria uma “mesada” para os políticos que apoiassem o governo.

O “mensalão petista” foi julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). O tucano Eduardo Azeredo adotou uma estratégia para adiar o julgamento:

“Eleito deputado federal em 2011, Azeredo renunciou ao mandato em fevereiro de 2014, e o plenário do STF decidiu, por maioria de votos (oito a um), enviar a ação penal contra ele para a primeira instância da Justiça de Minas.”*

Apesar de ter dado certo no que diz respeito ao adiamento, a estratégia de Azeredo não funcionou no sentido de evitar a sua condenação. Ela finalmente chegou e o político mineiro foi "condenado a 20 anos de prisão."*

Tal fato, apesar de ser previsível, gerou embaraço às lideranças do PSDB, afinal, em termos de estratégias políticas, não haveria tantas diferenças entre os tucanos e os petistas.

© profelipe ™ 16-12-2015

(*) Justiça condena Azeredo a 20 anos de prisão por mensalão tucano. G1, 16-12-2015.
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/12/justica-condena-azeredo-20-anos-de-prisao-por-mensalao-tucano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.