quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Emo Girls


Ouvi uma música ao vivo do Rites of Spring. Parecia o som dos Sisters of Mercy no início de carreira. Talvez não seja por acaso. O primeiro grupo seria citado como um dos expoentes da Emo Music e o segundo do Gothic Rock.
Bandas Emo nunca fizeram sucesso como os grupos citados como Góticos (se assumem se são Emo ou Góticos, claro, isso é outro problema). Os dois estilos são pós-punk.
Acredito que o que tenha marcado mesmo o movimento Emo tenha sido o seu estilo:
“Além da música, ‘emo’ é muitas vezes usado de forma mais geral para significar uma relação particular entre fãs e artistas, e descrever aspectos relacionados com a moda, cultura e comportamento. Emo tem sido associado a um estereótipo que inclui particularmente o emocional, o sensível, o tímido, o introvertido (...). Ele também tem sido associado a estereótipos como depressão, automutilação e suicídio.”*
De fato, o estilo Emo enquadra-se no niilismo das últimas décadas. As garotas, especialmente, tentaram criar uma identidade adequada aos novos tempos. Em 2011, escrevi sobre as Suicide Girls e as Gothic Girls:
“[As Suidade Girls] representam mais do que um bando de ninfetas tatuadas que posam nuas. Basta seguir qualquer uma delas no Tumblr para perceber que existe algo mais. Elas rompem com o tal padrão de beleza e, até agora, evitam impor uma única forma de se apresentar. Pode ser magra, gorda, usar óculos, ser hetero ou homossexual ou os dois… Adoro os cabelos coloridos: rosa, azul, verde… (...) Já disse que associar as Suicide Girls à necrofilia é uma bobagem. Existe uma relação com o instinto da morte, mas Freud já dizia que isso acontece com todo indivíduo. Elas se aproximam das Gothic Girls, que também me atraem muito, com suas roupas negras, maquiagem pesada, um estilo de música específico e a fascinação pela morte e por cemitérios.”**
Se for para comparar, as Emo Girls aproximam-se mais das Góticas, com o seu pessimismo e maquiagem pesada, além das características associadas à “depressão, à automutilação e ao suicídio.”
Falar de visual ou estilo, é falar sobretudo de mulher (Emo, Gótica ou Suicide Girl). Em outras palavras, quando o assunto é moda, a figura feminina ganhe destaque, afinal, na sociedade moderna, a sua aparência serve principalmente para valorizá-la (ou não). Trata-se de uma ideologia, claro, mas nem o feminismo conseguiu alterar essa visão hegemônica que se criou como forma de identificação da mulher.

(*) https://en.wikipedia.org/wiki/Emo
(**) http://smclub.blog.com/2011/10/24/suicide-girls-gothic-girls/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.