terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Curriculum Vitae

O que fazer com o velho?
Finja que foi acidente...
Parece piada, mas, afinal, o que é significa ser velho?
Um garoto de 14 anos, para ofender uma garota na Internet, disse que o Tumblr era para jovens e que ela deveria sair dali, pois ela era "velha e perdedora". Detalhe: a garota tinha 20 anos!
Os líderes capitalistas ainda utilizam parâmetros do século XIX - uma época em que o trabalho era manual e os operários eram os principais agentes econômicos - para definir o que seria velho. O resultado é que o indivíduo com 40 anos já não serve mais para o mercado de trabalho.
O problema que é o século é outro - XXI - e as pessoas vivem mais. Isso cria outro problema na área da Previdência Social. No Brasil, por exemplo, não se aposenta antes dos 60 anos. É criado, então, um enorme "buraco" entre os 40 e os 60 anos: quem está nesta faixa etária está velho demais para o mercado e novo demais para aposentar!
Neste contexto, a questão fica mais complicada após os 50 anos:
"No plano histórico, a seleção dos empregáveis (...) na área de planos sociais ou dos cortes de empregados atingiu de cara, os assalariados de mais de 50 anos. Fora cinqüentão
(...) O resultado é que hoje [2005] na França apenas um terço dos homens da faixa etária de 55-64 anos trabalha: um recorde mundial! " (Corinne Maier, p. 64)
E o resto, faz o quê? No Brasil, Miriam Leitão destacou, em 2010, que as empresas não aceitam currículos de pessoas com mais de 35 anos e, ao mesmo tempo, elas não podem aposentar antes dos 60. Isso significa que além de não ter um ocupação, elas não possuem qualquer forma de remuneração. 
Como foram descartadas pelo mercado, a meta destas pessoas seria a aposentadoria. Quem chega lá encontra mais decepção: os salários são baixos e são muitas as humilhações. O velho é tratado pela administração pública como algo negativo. São desconsiderados todos os impostos e as taxas de aposentadoria pagas por ele. Fica parecendo que o Estado estaria fazendo favores a esse senhor que se recusa a morrer...
A realidade brasileira é essa. O mais grave é que o desrespeito ao velho começa bem antes do próprio indivíduo se considerar velho ou ser definido como tal pelas instituições da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.