sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Estados Unidos e Europa

Nos Estados Unidos, haverá um corte de 120.000 empregos nos correios até 2020. É comum, sobretudo em multinacionais, a demissão em massa de trabalhadores, o que, na maioria dos casos, leva a valorização das companhias.
Sim, demitir melhora a imagem da empresa no mercado. Entretanto, a pergunta que deve ser feita é: o que acontece com esse trabalhador? Na verdade, não é um caso isolado... são milhares de demitidos! Para onde vão essas pessoas e suas famílias?
Na Europa, também existe uma grave crise econômica. A principal conseqüência é o aumento do desemprego, sobretudo entre os jovens, inclusive os recém-formados. Muitos brasileiros que foram trabalhar na Espanha já voltaram ao país, após falências ou perda de emprego. Alguns perderam anos de investimento econômico no exterior. 
Como a Espanha, Portugal enfrenta manifestações populares contra os programas governamentais de austeridade. Na Grécia, os problemas e os protestos permanecem. Existe ainda a possibilidade da exclusão do país da chamada "Zona do Euro". Cenas comuns nas grandes cidades brasileiras, com indivíduos dormindo em calçadas, agora é realidade em Atenas, onde 25% dos habitantes moram nas ruas, muitos com diplomas universitários.
A pergunta que fica é: pode piorar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.