sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O DIFERENTE E OS OUTROS

Tentam imputar o sentimento de culpa naquele que ousa ser "diferente". São ingênuos que se julgam poderosos. 
O "diferente", em sua liberdade, incomoda os outros. Eles não percebem uma ausência de culpa no "diferente". Eles não entendem que a culpa está neles e será a responsável pelos males que sofrerão, como insôniafalta de apetite,irritabilidade e desinteresse sexual.
Na superficialidadeimediatismo e imbecilidade, os outros não compreendem o "diferente" e logo o rotulam delouco. Dizer que o alguém é louco, na sociedade moderna, significa associar essa pessoa a termos como "indigência,preguiçavícios (...) miséria (...) desemprego (...)decadência social." (Foucault, História da Loucura, p. 487)
Não suportar a liberdade do "diferente" leva aointernamento do louco. A prisão do "diferente" é feita como um favor ao agora tratado como doente. A prisão alivia o incômodo pois seria associada ao favor. No entanto, ela nãoresolve infelicidade dos outros. Algo ainda incomoda.
Após o internamento, a próxima forma de exclusão do "diferente" seria a destruição do seu ser com todas as formas de censurahumilhação repressão. Assim como a derrota do torturador é a morte da vítima, a destruição do "diferente" deve ser invisível e não real - como no caso de uma "morte material".
A morte real é o cheque mate do "diferente". Com ela, os outros percebem a sua falta e a sua importância. Os outros finalmente entendem que os erros estavam neles, dentro da sua patética condição humana. O que os outros recusavam ver, com a morte do "diferente", torna-se claro. Não há como fugir. O "diferente" não existe mais para poder carregar a culpa dos outros.
A morte do "diferente" destrói aquele ridículo castelo de cartas que todos os outros construíram e fingiam ser algo sólido, real e verdadeiro.  De uma hora para outra, os outros encontram, finalmente, o espelho e o que percebem naquela imagem é um conjunto do que existe de pior no ser humano:invejabrutalidaderancorinfelicidadeviolência e tantos outros sentimentos negativos
A saída de cena do "diferente" representa, ao mesmo tempo, a chegada do espelho e com ele vem a queda das máscarasdos outrosespelho é "interno", não tem como destruí-lo. Ele é eterno, estará sempre com os outros. Ele pode ser definido em um única palavra: culpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.