segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Homossexualidade

Não parece lógico desconsiderar os aspectos biológicos no desenvolvimento de um indivíduo. Entretanto, em 2006, em entrevista à revista Época, o sociólogo John Gagner afirmou:
"Nãoconflito entre o que está dentro do indivíduo e o que a cultura diz, mas sim um conflito dentro da cultura. Entre o que as pessoas gostariam de fazer e o que é considerado apropriado. (...) Existem evidências de que a homossexualidade é construída socialmente. É uma capacidade aprendida, não algo que se nasce."
Polêmico? Claro. Errado? Provavelmente. Em primeiro lugar, a sua teoria entra em contradição com a perspectiva de Freud, aceita pela maioria, de que existiria um conflito no próprio ser humano e mesmo na sua relação com a sociedade.
Em segundo lugar, Gagner admite que existe uma diferença "entre o que as pessoas gostariam de fazer e o que é considerado apropriado." Ora,  o que seria isso? Há um conflito entre o que a pessoa realmente deseja e aquilo que ela faz... na medida em que os seus atos deveriam ser aprovados pelos outros membros da sociedade.
Em outras palavras, existiria uma contradição entre o desejo individual e o interesse (dito) social. Freud era claro neste sentido, pois enquanto o desenvolvimento individual seria baseado num princípio egoísta, a criação da civilização partiria de um esforço altruísta.
A análise de John Gagner torna-se mais problemática quando ele cita a questão da homossexualidade - "é uma capacidade aprendida, não algo que se nasce." Esse discurso conservador deve ser o princípio utilizado por aqueles religiosos que prometem "curar" o homossexualismo (dos outros).
Na entrevista, para justificar o por que não seria tão famoso como Michel Foucault, Gagner não discutiu a qualidade das obras de um e do outro, mas saiu com essa:
"Ele é francês, e ainda por cima filósofo, o que é muito chique. Eu sou só um pobre sociólogo americano!"
Trata-se de uma afirmação típica de um pesquisador que trabalha com perspectivas tão equivocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.