terça-feira, 9 de setembro de 2014

iCloud: espelho, culpa e arrependimento

O ser humano é uma coisa “fantástica” mesmo. Mais de 60% das pessoas, numa pesquisa no país (Bom Dia Brasil, 03-09-2014), trocam fotos e vídeos “comprometedores” na internet. O que surpreende, porém, é que (para essas mesmas pessoas) tudo seria seguro e ninguém suspeito poderia ter acesso ao material “íntimo e particular”.

O tema reaparece associado ao caso iCloud nos Estados Unidos* – fotos íntimas de mais de 100 celebridades foram roubadas e divulgadas na web.

Algumas destas celebridades divulgaram o descontentamento com a fragilidade do iCloud na própria internet. São pessoas que se encaixariam no perfil daquelas aqui no Brasil que acreditam que “tudo seria seguro” na web.

Trata-se de uma ingenuidade espetacular que beira ao absurdo.

A moda do ‘selfie’ não ocorre por acaso. O narcisismo é uma característica importante das pessoas, especialmente das mulheres. O resultado seria algo como o recente caso iCloud.

Como a maioria, também já tirei muitas fotos que (na visão de muitos) seriam comprometedoras. Na visão deles, porque se tirei, sóbrio ou não, eu assumo.

É divertido (na hora, pelo menos).

Entretanto, nunca acreditei em segredos principalmente na era da internet e de câmeras espalhadas em todos os lugares.

Privacidade? Talvez ocorra com a pessoa sozinha, no escuro do seu quarto, embaixo de cobertas... e mesmo assim, ainda existem dúvidas...

A culpa (mas não havia sido divertido?) não é de um serviço como iCloud, nem da internet nem do avanço da tecnologia. Seria como culpar um revólver – uma ferramenta – pela morte de alguém.

Não. O problema é o ser humano. A ferramenta é só um meio que pode ser utilizado no sentido de concretizar o desejo de uma pessoa. Esse meio pode ser tanto revólver como uma máquina fotográfica. O uso (adequado ou não) gera consequências. O que não dá é apelar para a ingenuidade e buscar a culpa no outro e não no espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.