sexta-feira, 5 de agosto de 2011

"ATRAIO, LOGO EXISTO"... SERIA VERDADE ?

Quando não quer enfrentar um problema psicológico, o indivíduo apela para uma resposta física.

O sadomasoquismo é um exemplo. É comum ver ainda que os rapazes, diante das frustrações de não realizar os seus desejos sexuais com as garotas numa festa, "escolhem" brigar fisicamente com os outros.

O que acontece, exatamente? Kalu Singh (Sublimação, p. 60) apresenta um hipótese interessante:

"A percepção precoce de sua insuficiência como mulher e como objeto desejado leva a menina a ter de provar a sua feminilidade e a sua desejabilidade por toda a vida. (...) Se a solução 'eu atraio, logo existo', então o conflito é o 'uso ou não uso a cor mulher?' (...) Agradar é o figurino-padrão aprendido pelas garotas."

Do ponto de vista masculino, vale lembrar uma citação de Nelson Rodrigues:

"Para começar, a mulher é uma potência fantástica, devido a atração sexual. Isso lhe dá um instrumento de domínio, todo sujeito que tem uma grande atração sexual por uma mulher está liquidado. Ela exerce o poder e ele a submissão."

Seria a velha guerra entre os sexos ? A mulher se sentiria obrigada a ser desejada ? O homem ficaria angustiado diante da "atração sexual" que sente pela mulher ?

Parece simplista definir tudo como uma relação de poder. Existem as emoções, os desejos e os instintos. Claro que tudo pode ser utilizado como estratégia de dominação, mas esse não é o único caminho. Algumas vezes, o prazer é apenas o prazer e ele existe independente dos interesses políticos, sociais e ideológicos dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.