segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COMO FUGIR DE SI MESMO ?


A depressão está associada (também) a uma predisposição genética. Ela é a causa de muitos suicídios.

No filme "Clube da Luta", numa das cenas finais, ocorre uma espécie de suicídio "parcial", ou seja, o que morre seria a parte do indivíduo que estaria errada.

A análise de David Bell (Paranóia, p. 68-69), apesar de ser feita em outro contexto, pode ajudar na compreensão deste caso:

"Isso faz lembrar pacientes que ao tentar tirar a própria vida estão tomados do delírio de que enfim se livrarão de uma parte sua que não conseguem suportar e, delirantes, acreditam que depois do suicídio ficarão limpos e sem culpa alguma."


O problema está na causa deste delírio, ou seja, por que alguém guarda em si algo que não pode suportar?

Como fugir de si mesmo?

Muitos tentam esquecer as experiências negativas que tiveram no passado. No entanto, as lembranças insistem em aparecer, sobretudo nos pesadelos. Os traumas não são esquecidos. Ficam "escondidos", como se estivessem esperando algum pretexto para se revelar e aterrorizar o indivíduo que acreditava ser saudável e normal.

Diante do "terror revelado", muitas vezes, sobra a pessoa só a alternativa da loucura ou do delírio, afinal, o esforço de apagar o trauma da consciência foi em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.